Efeitos do método de Reeducação Postural Global (RPG) no tratamento da cifose de scheuermann
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n0.1746Palavras-chave:
Palavras-chave, Estudos Organizacionais. Teoria Crítica. Pluralidade Compreensiva.Resumo
Introdução: A Cifose de Scheuermann é uma patologia que acomete adolescentes em fase de crescimento, provocando o aumento da curvatura normal da região torácica no plano sagital. Objetivos: Este estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos do tratamento fisioterapêutico baseado no método RPG em um adolescente, do sexo masculino, com 16 anos de idade e diagnóstico médico de Cifose de Scheuermann, comprovado por exames de imagem. Materiais e métodos: O tratamento foi realizado duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada sessão, totalizando 20 sessões. Foram avaliadas pré e pósintervenção, a postura corporal, por meio de imagem fotográfica; a força da musculatura respiratória por meio das medidas de PImáx e PEmáx e expansibilidade torácica por meio de cirtometria. A análise dos resultados foi realizada de forma descritiva. Resultados: Os resultados deste estudo permitiram inferir que com o tratamento proposto não houve diminuição da curva torácica, permanecendo a mesma medida do ângulo de Cobb inicial. Conclusão: Houve melhora na postura, visível nas imagens fotográficas, e melhora na força muscular inspiratória e expiratória e na expansibilidade torácica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
COMERLATO, T.; SCANEGATTA, S.; ROSSET, D. Efeitos do método de Reeducação Postural Global (RPG) no tratamento da cifose de scheuermann. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, p. 10–19, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n0.1746. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1746. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).