Avaliação respiratória de crianças com e sem diagnóstico de asma
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n2.1550Palavras-chave:
legislação, economia, gestão, terceiro setorResumo
Introdução: a asma brônquica é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas quese caracteriza por obstrução reversível espontaneamente ou com tratamento. A maiorprevalência é entre crianças, configurando assim um sério problema de saúde. Esse estudo teve como objetivos identificar quais as diferenças entre a forma do tórax, avaliar o padrão respiratório, avaliar a pressão expiratória e inspiratória máxima e ainda o pico defluxo expiratório. Material e métodos: a presente pesquisa caracteriza-se pelo método quantitativo, tendo uma amostra de 40 crianças entre 06 a 12 anos de idade, sendo 20 sem diagnóstico de asma brônquica (Grupo 1), e 20 com diagnóstico de asma brônquica(Grupo 2). Para a análise dos resultados foi utilizado a média, desvio padrão e Teste t deStudent, apresentados através de tabelas descritivas. Resultados e discussão: podeseconcluir que em algumas medidas e análises o grupo de crianças asmáticas atingiuresultados inferiores em relação ao grupo de crianças saudáveis. O asmático em funçãodas características da doença apresenta um aumento da resistência ao fluxo aéreo,aprisionamento de ar e hiperinsuflação pulmonar, o que levam a alterações mecânicas nadinâmica tóraco-abdominal e à desvantagem muscular. Conclusão: a avaliação adequadada mecânica respiratória, juntamente com tratamento da asma na infância são importantesfatores para a prevenção secundária de redução da função pulmonar e de doença pulmonarcrônica na vida adulta. São necessários mais estudos e com uma amostra maior para que sejapossível estabelecer um consenso a esse respeito, principalmente estudos com crianças, emque verificamos que o número de pesquisas com este público é menor, a fim de produzirmaiores conhecimentos a este assunto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILVANI, I. de O. F. D. M.; GALLI, A.; CASTELLI, T. L. Avaliação respiratória de crianças com e sem diagnóstico de asma. Revista FisiSenectus, Chapecó, Brasil, v. 1, n. 2, p. 47–55, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n2.1550. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1550. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).