Autopercepção de saúde, cognição e humor em idosos residentes na comunidade
Self-perception of health, cognition and mood in community-dwelling elderly
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.7290Palabras clave:
Saúde do Idoso, Atenção Primária à Saúde, MotivaçãoResumen
Introdução: O envelhecimento populacional tem sido realidade crescente nas últimas décadas, demandando ações que garantam que seja um processo assistido, bem orientado e saudável. Objetivo: Este trabalho teve por objetivo analisar a autopercepção de saúde, cognição e humor dos idosos residentes em municípios do Extremo-Oeste Catarinense. Metodologia: Foram investigadas 23.462 pessoas com 60 anos ou mais, sendo aplicado pelos Agentes Comunitários de Saúde o questionário IVCF-20 (Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional), disposto na plataforma do Google Formulários. Resultados: Dentre os participantes, 76,6% tinham entre 60 e 74 anos de idade, 21,9% entre 75 e 84 anos, e 5,5% com 85 anos ou mais. A autopercepção positiva de saúde foi percebida por 73% dos homens e 69% das mulheres, 20,1% dos idosos relataram esquecimento mencionado por amigos ou familiares, 18,5% relataram desânimo/tristeza/desesperança no último mês. Conclusão: Demonstrou-se por meio da pesquisa que as características de cognição e humor dos idosos está diretamente associada à sua autopercepção de saúde, e que a saúde da pessoa idosa, associada a boas práticas de saúde física e mental, pode melhorar os índices negativos associados a essa percepção em saúde e contribuir para um envelhecimento saudável.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Bernardo Mattiello Cazella, Flavia Regina dos Santos Dall Agnol, Lediane Paula Trissoldi, Joéli Cristiane Petry, Vilma Beltrama, Sirlei Favero Cetolin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).