Risco de queda e força muscular de idosos hospitalizados em um hospital público do RS
Risk of falls and muscle strength of hospitalized elderly in a public hospital in RS
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.6921Palabras clave:
Idoso. Hospitalização. Acidentes por quedas.Resumen
Introdução: A hospitalização é um potente fator de risco para o declínio funcional de pessoas idosas, aumentando a chance de queda com impacto direto e negativo na vida destes. Objetivo: Avaliar o risco de queda e a força muscular de idosos hospitalizados. Metodologia: Estudo transversal com idosos internados há mais de 24 horas em um hospital público. A avaliação do risco de queda foi feita com Timed Up&Go e Morse Fall Scale e a força muscular foi feita através da Medical Research Council e Teste de sentar-e-levantar em 30 segundos. Resultados: 69,2% eram homens com 67,4 ± 5,4 anos de idade e tempo de estudo menor que nove anos. Hipertensão e as doenças cardiovasculares/cerebrovasculares foram as causas de internação em 80% da amostra. O alto risco de queda foi identificado pelo Timed Up&Go em 50% e pela Medical Research Council em 23,1% da amostra. Houve redução da força muscular periférica nos idosos avaliados de acordo com o Teste de sentar-e-levantar. Ainda houve associação entre os resultados do Timed Up&Go com a Medical Research Council (r=,477; p=0,014); Teste de sentar-e-levantar (r= -,693; p=0,006) e Medical Research Council (r= -,568; p=0,006). Os testes de força muscular também apresentaram associação (r=,524; p=0,006). Conclusão: Idosos hospitalizados apresentam risco de queda e redução da força muscular periférica e o perfil clínico e demográfico da amostra traduz o impacto das doenças crônicas na população idosa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Thiago Dipp, Lisiane Francisco Nunes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).