Correlação entre a aptidão física e os fatores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres idosas
Correlation between physical fitness and risk factors for cardiovascular disease in elderly women
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2020.v8.n1.5090Palabras clave:
Doenças cardiovasculares, Aptidão física , GeriatriaResumen
Introdução: O envelhecimento promove alterações no sistema cardiovascular que poderá comprometer a aptidão física os idosos. Objetivo: Investigar a correlação entre a aptidão física e os fatores de risco para doenças cardiovasculares em mulheres idosas. Materiais e Métodos: Foram avaliadas 22 mulheres com idades entre 60 e 80 anos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Idoso (SCFVI), do Centro de Referência de AssistÊncia Social (CREAS) da cidade de Eunápolis, Bahia. Foi utilizado o teste de correlação de Pearson para correlacionar a Aptidão Física Geral (ApF) com os Fatores de Risco (FR) e o teste de correlação de Spearman para correlacionar os FR com os domínios da Aptidão Física. Resultados: a média de idade foi de 70 anos (±6), 72,2% viúvas, 59% com ensino fundamental completo e 68,1% com Hipertensão Arterial Sitêmica (HAS) diagnosticada e em tratamento. 45,4% com Índice de Massa Corporal (IMC) classificado com sobrepeso, 68,2% com Circunferência abdominal aumentada substancialmente. A ApF regular foi a classificação mais frequente e sem apresentar correlação com os Fatores de Risco Para Doenças Cardiovasculares avaliados neste estudo. Conclusão: Não foi evidenciado presença de correlação entre os FR’s e o Ínice de Aptidão Física Geral (IAFG), contudo, alguns FR’s se correlacionaram com alguns domínios do IAFG.
Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares. Aptidão Física. Geriatria.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 João Paulo Alves do Couto, Severo CONOPCA JR, Silas dos Santos Marques
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).