A doença da Folha Verde do Tabaco e suas implicações para a saúde do trabalhador
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2018.v6.n1.3796Palabras clave:
Formação Docente. Arquitetura. Imaginário Social. Processos Criativos. Ensino.Resumen
Introdução: A Doença da Folha Verde do Tabaco (DFVT) é a doença mais comum em fumicultores causada pela absorção da nicotina. A nicotina, presente na folha, é absorvida pela pele quando há contato com a folha molhada do tabaco, facilitada pela umidade da chuva ou pela umidade da transpiração. Assim que é absorvida, a nicotina entra na corrente sanguínea e é distribuída para todo o corpo, ocasionando sérios problemas à saúde do fumicultor. Objetivo: avaliar os efeitos da doença da Folha Verde do Tabaco na saúde do trabalhador. Material e Métodos: foram avaliados 51 fumicultores ativos, por meio de um questionário semiestruturado relacionado a sintomatologia, ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e as variáveis respiratórias, estas avaliaram a obstrução do fluxo e a capacidade inspiratória. Resultados: as variáveis respiratórias denotaram prejuízo da função pulmonar, evidenciado pelo Peak Flow, sendo de 291,96 ± 117,42 lpm (p=0,000), e da capacidade inspiratória, apresentando 2450,98 ±1058,74 ml (p=0,01). Foi observado, também, que grande parte dos participantes nunca sentiram sintomatologia referente à Doença da Folha Verde e faziam uso do equipamento de proteção individual durante o cultivo. Conclusão: foram encontradas agravantes em relação à função respiratória dos fumicultores, indicando prejuízo para a saúde desses trabalhadores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).