Incidência de escoliose idiopática em uma escola pública do município de Suzano/SP
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2016.v4.n2.3230Palabras clave:
Capital Espiritual. Políticas de Gestão. Atendimento ao Cliente.Resumen
Resumo
Introdução: O termo escoliose define-se como desvio lateral do plano frontal do corpo, associado ou não à rotação dos corpos vertebrais. Na infância iniciam-se os sinais da escoliose, que pode evoluir durante o crescimento e se instalar se não tratada. A fisioterapia ainda é pouco atuante no campo escolar, o que denota a necessidade de maior atenção. Objetivo: Avaliar a incidência de escoliose em crianças de uma escola Pública do Município de Suzano. Materiais e Métodos: Participaram do estudo crianças dos 6 aos 11 anos, ambos os Gêneros, matriculados em uma escola Pública do Município de Suzano. Uma palestra de orientação, foi ministrada para os responsáveis. Realizou-se uma avaliação postural através de uma ficha, contendo parâmetros relacionados à escoliose, uma Escala Facial de Dor e o teste de Adams. Os resultados foram tabulados através de dados estatísticos percentuais em planilha do programa Microsoft® Office Excel 2013. Resultados: Os resultados demonstram que 16,67% dos alunos avaliados tiveram teste de Adams positivo, apresentaram escoliose os alunos de todas as idades, prevalência no gênero masculino. Constatou-se que das crianças com assimetrias posturais, 16,82% relacionadas com escoliose e 57,94% possuíam assimetrias posturais sem escoliose. Considerações Finais: De acordo com os resultados encontrados pode-se afirmar a importância da avaliação postural em escolares para um diagnóstico precoce. O presente estudo realizou avaliação durante o período escolar, sem equipamentos de alto custo, tendo como principal método o teste de Adams e uma ficha de avaliação postural, comprovando ser possível a implantação da fisioterapia nas escolas, evitando assim, diagnósticos tardios.
Palavras Chave: Incidência; Escoliose; Criança.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).