O envelhecimento sob a perspectiva da vulnerabilidade em saúde: revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n2.3182Palabras clave:
Teorias pedagógicas. Jesuítas. Educação Colonial. Colonialismos.Resumen
Introdução: As diferenças no modo como cada ser envelhece são influenciadas por vários fatores como o estado de saúde, gênero, estilo de vida e local de residência, os quais são alvos de estudo em diversas pesquisas atuais. Objetivo: verificar como a literatura científica tem abordado a relação entre envelhecimento e vulnerabilidade em saúde. Metodologia: A revisão integrativa foi realizada a partir da busca integrada dos descritores vulnerabilidade em saúde e envelhecimento, nas bases Scielo e no Portal de Periódicos CAPES, entre os registros de 2003 a 2013, realizada em abril de 2013. Resultados: encontrou-se 23 artigos, em que as principais temáticas foram: atenção à saúde; aspectos clínicos do envelhecimento; violência; polimedicação; e institucionalização do idoso. A vulnerabilidade em saúde foi evidenciada durante o processo de envelhecimento envolvendo: baixas condições socioeconômicas, baixa escolaridade, idosos sem apoio familiar ou institucionalizados, capacidade funcional e cognitiva prejudicadas, presença de patologias crônicas não-transmissíveis, uso de polimedicação, falta de políticas públicas para esta população e precariedade do acesso aos serviços de saúde. Considerações finais: os achados permitem identificar fatores que agravam a vulnerabilidade do idoso e conseqüentemente sinalizam para possíveis estratégias que podem promover a qualidade de vida entre os indivíduos na terceira idade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).