Qualidade de vida dos servidores em processo de envelhecimento - IFPR Campus Palmas
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n2.3180Palabras clave:
Guiné-Bissau. Desenvolvimento. Educação Superior.Resumen
Introdução: todo ano cerca de 650 mil brasileiros ingressam na chamada terceira idade. Atualmente, percebe-se maior prevalência de doenças crônico-degenerativas, interferindo na qualidade de vida (QV) desses idosos. Objetivo: verificar a QV do servidor federal que se encontra na fase da senescência, atuante em instituição situada no sul do Estado do Paraná. Materiais e métodos: participaram do estudo 36 servidores docentes, técnicos administrativos e terceirizados, de ambos os sexos, com faixa etária entre 40 e 57 anos. Os dados foram obtidos por meio do Whoqol-bref (avaliação da qualidade de vida), IPAQ (avaliação do nível de atividade física) e Questionário da ABEP (avaliação da condição socioeconômica). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Pesquisa e Extensão. Resultados: observa-se que o nível de condição econômica parece ser fundamental na concepção da QV dos sujeitos, apresentando índices melhores em indivíduos com maior poder de renda. O nível de atividade física não se mostrou interferente na percepção da QV para essa população. A proximidade da velhice não parece ser ainda um fator que interfere nas percepções de QV dos sujeitos da pesquisa. Conclusão: A atividade física não apresentou interferência, ao passo que a renda se mostrou fundamental para índices mais positivos de QV.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).