Assistência a saúde dos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2015.v3.n1.3015Palabras clave:
Patrimônio CulturalResumen
O objetivo é conhecer as evidências acerca da assistência à saúde dos cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer. Estudo de abordagem qualitativa adotando uma Revisão Integrativa da Literatura (RI). A pesquisa bibliográfica eletrônica foi realizada nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), e Pubmed com os seguintes descritores: Cuidadores, Doença de Alzheimer, Assistência e Cuidado. E como combinação dos termos boolianos (and, or). Os critérios de inclusão foram pesquisas qualitativas e quantitativas, revisão de literatura, relatos de experiência, programas e políticas de saúde e como critérios de exclusão, as publicações de trabalhos duplicados, cartas, editoriais, resumos em anais de eventos ou periódicos; comentários; ensaios; teses; dissertações; trabalho de conclusão de curso; livros; materiais publicados em outros idiomas que não fossem inglês, espanhol e português. Foi delimitado o período de 2002 a 2013 para coleta de dados. A busca pela literatura ocorreu entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Após passar pelas etapas da RI, vinte e um trabalhos foram selecionados e lidos na integra, os resultados foram agrupados em quatro categorias: Sobrecarga e falta de informações dos cuidadores; Benefícios dos programas de assistência aos idosos e seus cuidadores; Remodelação e necessidade de políticas públicas e programas de assistência aos cuidadores. Observamos que ainda existem muitas lacunas na produção cientifica sobre esse assunto, para que possam repercutir em ações eficazes a essa população.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).