Impacto da ginástica laboral no bem-estar e no trabalho dos colaboradores da Unochapecó
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2014.v2.n2.2315Resumen
RESUMO
Introdução: Na tentativa de contornar possíveis complicações que acometem a saúde do trabalhador, as empresas têm adotado a Ginástica Laboral (GL) como uma possibilidade de diminuir os afastamentos decorrentes dos sintomas osteomioarticulares, o sedentarismo, o controle do estresse emelhorar a qualidade de vida de seus colaboradores. Assim, o projeto de extensão em Ginástica Laboral da Unochapecó tem desenvolvido trabalho multiprofissional com os estudantes do curso de Fisioterapia e Educação Física para esta população. Objetivo: Analisar o impacto da ginástica laboral no bem-estar e no trabalho dos funcionários da Unochapecó que participam do programa de extensão em GL. Materiais e Métodos:Pesquisa quantitativa transversal com indivíduos com vínculo empregatício na Unochapecó. A amostra foi a partir dos 34 setores da Universidade atendidos pelo projeto, totalizando 93 participantes com média de idade de 28 anos. Os critérios de inclusão foram o setor estar inserido no projeto há no mínimo três meses e os participantes estarem presentes no setor no momento da investigação, realizada no mês de março de 2014. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário autoaplicável no ambiente laboral contendo dados referentes à prática da ginástica laboral, bem como indagações sobre as percepções que a mesma propicia.Conclusão: Observou-se que a inserção do programa de Ginástica Laboral na Instituição é de grande valia, proporcionando inúmeros benefícios quando feita de espontânea vontade e forma correta, com equipe multiprofissional, na tentativa de prevenção de doenças ocupacionais, aumento da produtividade e relacionamento interpessoal.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).