Instrumentos de avaliação utilizados para indivíduos com osteoartrite: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2019.v7.n2.4991Abstract
Introdução: a osteoartrite (OA) é um distúrbio musculoesquelético caracterizado pela degeneração e perda da cartilagem articular cujos sintomas levam a alterações biomecânicas que podem acarretar perdas funcionais principalmente em atividades que envolvem habilidades manuais, mobilidade e transferências. O impacto dessas alterações varia de acordo com as necessidades, atividades de vida diária e ambiente em que o indivíduo está inserido. Objetivo: identificar publicações referentes aos testes funcionais e questionários utilizados para avaliação de indivíduos com OA. Metodologia: revisão de literatura após busca nas bases de dados eletrônicas Pubmed, Scielo eLilacs. A busca inicial resultou em 152 artigos. Após exclusão de referências duplicadas e leitura dos resumos e textos na íntegra, foram incluídos 24 artigos nesta revisão. Resultados: os instrumentos mais utilizados foram o teste funcional Timed up and go (TUG) e os questionários de autorrelato WOMAC, Lequesne e SACRAH. Considerações finais: os resultados demonstram que há grande disponibilidade de instrumentos para a avaliação da funcionalidade de indivíduos com osteoartrite, os quais possuem propriedades clinimétricas adequadas, estão disponíveis gratuitamente e permitem quantificar o nível funcional da população acometida.
Palavras-chave: Osteoartrite; Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde; Inquéritos e questionários; Articulações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).