Exercício físico e capacidade cognitiva em idosos
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.v6i2.4742Abstract
Introdução: Atualmente, uma das terapias mais eficazes e de baixo custo para reduzir os efeitos incapacitantes das doenças neurodegenerativas em idosos é o exercício físico. Entretanto, pouco se sabe sobre seus mecanismos de ação e benefícios sobre a Reserva Cognitiva (RC). Objetivo: Apresentar e discutir estudos sobre os efeitos do exercício físico sobre a morfologia e funcionalidade do cérebro humano e sugerir uma estruturação de programas para melhora da RC em idosos. Método: Trata-se de um artigo especial de opinião fundamentado em pesquisas nas bases de dados MEDLINE e Scholar Google, a fim de abordar os seguintes aspectos: (a) benefícios do exercício físico na RC e (b) como estruturar sessões respeitando os critérios de eficácia e funcionalidade. Resultados: Os principais benefícios do exercício estão relacionados ao aumento do fluxo sanguíneo cerebral, redução dos fatores risco cardiovascular, melhora da plasticidade sináptica e aumento no número de fatores de crescimento do cérebro. Dentre os aspectos a serem considerados na elaboração de tarefas específicas para estimulação cognitiva, temos: a análise do perfil de comprometimento neuropsicológico do indivíduo; a complexidade dos padrões de movimento; o estímulo a diferentes componentes da aptidão física e a análise subjetiva em termos de bem-estar psicológico e autoestima. Conclusão: Embora este artigo aponte para os efeitos positivos do exercício físico como uma estratégia eficaz no tratamento e na prevenção de doenças neurodegenerativas, pode-se afirmar que existe uma lacuna no campo do conhecimento acerca dos efeitos da atividade e/ou exercício físico a sobre a RC.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).