AVALIAÇÃO DA DOR LOMBAR CRÔNICA EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO: estudo clínico, controlado, randomizado e duplo cego
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2017.v5.n2.4304Keywords:
comunicação integrada, comunicação na agroindústria, boatos organizacionais, comunicação organizacional, comunicação e agronegócios.Abstract
O objetivo deste estudo foi realizar uma análise da incidência de dor lombar em fisiculturistas. Trata-se de um ensaio duplo-cego, randomizado e controlado. Este estudo incluiu 300 fisiculturistas, matriculados a pelo menos 6 e treinando pelo menos duas vezes por semana. A amostra foi dividida em 2 grupos: homens (n = 150) e mulheres (n = 150), os dois grupos foram avaliados, levando em conta 2 instrumentos para análise de dor: índice de incapacidade de oswestry e questionário sobre problemas de dor nas costas do Quebec. Os resultados da avaliação do índice de incapacidade de oswestry no grupo masculino encontraram um índice significativo, correspondente a incapacidade moderada em n = 64 indivíduos deste grupo. A média geral e o desvio padrão de todas as respostas foram 44,26 ± 178,680. Os resultados da avaliação do questionário sobre problemas de dor nas costas de Quebec foram expressos como média e desvio padrão. Note-se que, no grupo masculino do item 19, obteve um índice expressivo de respostas correspondente à nota 88 ± 32,0. No grupo de mulheres, observou-se um índice significativo de 79 ± 19.00 respostas no item 5. Conclui-se que a amostra analisada no presente estudo apresenta alguma disfunção lombar devido à prática constante de musculação. Os achados relatados neste estudo estão de acordo com estudos de referência, publicados nos últimos anos, e sugere uma avaliação cuidadosa da prática do musculação para não gerar lesões importantes na coluna vertebral, especialmente no segmento lombar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-06-13
How to Cite
FERREIRA, L. A. S.; BARBOSA, D.; KERPPERS, I. I.; XAVIER, G.; FERREIRA, M. B. AVALIAÇÃO DA DOR LOMBAR CRÔNICA EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO: estudo clínico, controlado, randomizado e duplo cego. FisiSenectus Journal, Chapecó, Brasil, v. 5, n. 2, p. 38–46, 2018. DOI: 10.22298/rfs.2017.v5.n2.4304. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/4304. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).