Avaliação do controle postural e sua relação com o hemisfério acometido no acidente vascular cerebral
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2018.v6.n1.3772Keywords:
Depressão infantil. Contexto Escolar. EducadorAbstract
Contextualização: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma perturbação neurológica que ocasiona assimetria na distribuição de peso entre os hemicorpos e consequente dificuldade no controle postural. As diferenças funcionais entre os hemisférios cerebrais originam características distintas neste controle postural, e isso deve ser observado nos tratamentos fisioterapêuticos para melhorar esse déficit. Objetivo: Relacionar o controle postural com o hemisfério acometido no AVC. Métodos: Pesquisa descritiva, transversal do tipo estudo de caso com participantes de um grupo de atenção a hemiplégicos. Foram utilizados: Ficha de Registro dos Pacientes, Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), Escala de Deficiência de Tronco (EDT) e Timed Up and Go(TUG). Os dados de caracterização da amostra e as variáveis provenientes dos testes de controle postural foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Foram incluídos oito sujeitos participantes do grupo. Embora os resultados não permitam inferir diferença estatisticamente significativa, parece haver evidências de que sujeitos com HCD afetado apresentam maior dificuldade no controle postural em relação a sujeitos com lesão no HCE. Conclusões: No presente estudo, indivíduos com lesão no HCD tiveram escores maiores que os HCE, isso sugere que esses indivíduos têm maiores déficits de controle postural, o que repercute sobre as suas atividades de vida diária e, também, na escolha de um tratamento fisioterapêutico adequado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).