A importância da prática regular de exercícios físicos para manutenção do sono e memória em mulheres donas de casa acima dos 50 anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2016.v4.n2.3506Abstract
Introdução: O processo de envelhecimento fisiológico não ocorre de forma igual no corpo humano, cada sistema responde de forma particular ao envelhecimento. O sistema nervoso central é o que sofre maiores alterações, sendo que o declínio da capacidade cognitiva, da memória e também do ciclo sono-vigília são os principais fatores alterados. Objetivo: avaliar a qualidade do sono e memória de todas as participantes pela aplicação do Miniexame do Estado Mental e Escala de sono de Epworth e comparar quais grupos apresentam melhor capacidade de memória e qualidade de sono. Materiais e métodos: Foi realizado o estudo com 60 mulheres, divididas em 3 grupos de 20 pessoas: grupo sedentárias, grupo praticantes de atividade física há um ano e grupo praticantes de atividade física há mais de dois anos. Os participantes tinham idade entre a 50 e 75 anos, com escolaridade igual ou inferior a quarta série do Ensino Fundamental. Resultados: melhores desempenhos tanto no teste Minimental como na escala de Epworth das participantes ativas em relação às sedentárias e também melhores resultados entre as participantes que realizam atividade física há mais de dois anos em relação às que praticam há apenas um ano. Conclusão: o estudo indica os efeitos benéficos do exercício físico sobre a melhora da qualidade de sono, memória e qualidade de vida.
Palavras-chave: Memória; Sono; Atividade física.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).