Qualidade de vida de pacientes idosos submetidos à cirurgia de revascularização
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2014.v2.n1.2789Keywords:
Marca, mudança de marca, telecomunicações, rebranding, alteração de marca.Abstract
Introdução: A cirurgia de revascularização do miocárdio tem o intuito de melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde, além de promover o alívio dos sintomas relacionados a cardiopatia e ainda aumentar a sobrevida. Objetivo: Neste estudo, objetivou-se avaliar a qualidade de vida no pré e pós-operatório de cardiopatas submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio, relacionando-a com a idade, a ansiedade e a dor. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, observacional e transversal descritiva em que se utilizou o questionário MacNew QLMI para avaliar a qualidade de vida, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) para avaliar a ansiedade e a Escala Visual Analógica (EVA) para avaliar a dor. Resultados: Dentre os 06 sujeitos avaliados, 90% eram homens, com média de idade de 70,5 (±8,43) anos. Dos fatores de risco, o mais presente foi a hipertensão arterial sistêmica (100%), seguido do sedentarismo (83%), dislipidemia (50%) e tabagismo (50%). Conclusão: Concluiu-se que a cirurgia de revascularização do miocárdio melhorou a qualidade de vida dos pacientes avaliados e estes mantiveram um nível médio da ansiedade entre o período pré e o pós. No que se refere a dor houve melhora comparando o pós (15º dia) com o pré.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).