Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2013.v1.n1.1496Keywords:
Desenvolvimento humano e educação. Interação e aprendizagem. Mediação e processos pedagógicosAbstract
Introdução: o câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres e ocorre em maior número após os 60 anos de idade, sendo idade dependente. O tratamento do câncer está voltado para o aumento das possibilidades de cura e sobrevida, bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Objetivos: avaliar o impacto do tratamento de câncer de mama na qualidade de vida de um grupo de mulheres após os 60 anos de idade. Materiais e métodos: foi realizado um estudo quantitativo, transversal com enfoque descritivo e analítico em uma amostra de 50 idosas que realizaram tratamento de câncer de mama e um grupo controle de 50 idosas sem o diagnóstico de câncer de mama, frequentadoras do Hospital São Lucas da PUCRS. Resultados: as idades variaram de 60 a 94 anos, com média de 70,76 anos e desvio padrão de 6,95 anos. A qualidade de vida geral do grupo de câncer de mama mostrou-se significativamente melhor comparada ao grupo controle. Na relação daqualidade de vida e dados sociodemográficos, o estado de saúde foi o que mais contribuiu para melhor qualidade de vida. Estado civil e primeiro grau completo também tiveram interferência significativa na qualidade de vida. Conclusão: o tratamento decâncer de mama tem impacto na qualidade de vida na maioria das vezes enquanto está sendo realizado. Após o término do tratamento, a qualidade de vida tende a melhorar.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
HANSEN, D. Qualidade de vida de idosas submetidas ao tratamento de câncer de mama. FisiSenectus Journal, Chapecó, Brasil, v. 1, n. 1, p. 13–24, 2013. DOI: 10.22298/rfs.2013.v1.n1.1496. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/fisisenectus/article/view/1496. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).