Competências e barreiras na utilização da prática baseada em evidências por profissionais de saúde primária
Skills and barriers in the use of the Evidence Based Practice by Primary Healthcare Professionals
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2024.v12.n1.8061Palavras-chave:
Prática Clínica baseada em evidências, Raciocínio clínico, Ciência, Modelos de Assistência à SaúdeResumo
Introdução: Os profissionais de saúde precisam fornecer tratamentos seguros e eficazes e a Prática Baseada em Evidências (PBE) é uma alternativa para a atuação com maior responsabilidade e assertividade. Apesar das vantagens proporcionadas por esse método, seu uso é incipiente entre profissionais de saúde no Brasil. Objetivo: Avaliar o conhecimento de profissionais de saúde da atenção básica sobre a PBE e identificar as principais barreiras que impedem sua adoção. Metodologia: Foram convidados para a pesquisa profissionais de saúde que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de um município de Minas Gerais. O conhecimento acerca da PBE foi avaliado pelo questionário QECPBE-20 e as principais barreiras foram avaliadas por formulário estruturado. A estatística foi descritiva e o teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para avaliar a distribuição das variáveis contínuas. Resultados: Onze profissionais participaram do estudo. No QECPBE, os profissionais obtiveram um score de 3,89±1,79 nas “Práticas do dia a dia” e 4,23±1,35 em “Conhecimentos, Competências e habilidades”. No domínio “Atitudes”, a mediana dos escores foi de 6,00 (5,00-7,00). Conclusão: As barreiras mais indicadas pelos profissionais foram a falta de tempo (72,7%), dificuldade em analisar a qualidade metodológica (54,5%) e ler em línguas estrangeiras (45,5%). Além disso, conhecem o modelo, têm atitudes positivas acerca da PBE, mas possuem competências medianas e pouco a utilizam no dia a dia.
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