Avaliação do pico de fluxo expiratório em indivíduos pós acidente vascular cerebral - AVC
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2020.v8.n1.5755Palavras-chave:
Acidente Vascular Cerebral, Volume Expiratório Forçado, Debilidade muscular, Pressões Respiratórias MáximasResumo
Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma afecção neurológica caracterizada por déficit de oxigênio e nutrientes ao cérebro. Indivíduos pós AVC tendem a ter fraqueza da musculatura respiratória, repercutindo em diminuição das capacidades e volumes pulmonares. Objetivo: avaliar o Pico de Fluxo Expiratório (PFE) desses indivíduos. Metodologia: trata-se de um estudo transversal, observacional, descritivo e quantitativo, que mensurou o PFE de moradores da cidade de Beberibe (CE) com diagnóstico clínico de AVC. A população abrangeu indivíduos pós AVC, moradores da cidade de Beberibe (CE). A amostra foi constituída por dez participantes. Participaram do estudo, pessoas com diagnóstico confirmado de AVC, com pelo menos seis meses de acometimento, cognitivo preservado, independente do sexo, idade igual e/ou acima de 55 anos, ausência de afecções respiratórias associadas, ou neurológicas que comprometessem o cognitivo, não fumantes ativos. Foram excluídos indivíduos que faziam uso de medicamentos com ação respiratória, restritos ao leito, e que atualmente participavam de algum tratamento fisioterapêutico. A mensuração do PFE foi feita através do Peak Flow Meters. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva, “teste t de Student” e regressão linear e foram tabulados em tabelas. Resultados: percebe-se um predomínio de AVC Isquêmico, homogeneidade de gênero, hipertensão arterial sistêmica como comorbidade mais prevalente; os valores de PFE da amostra feminina e masculina demonstraram-se estatisticamente significativo (p< 0,002) quando comparados aos valores de referência. Conclusão: nessa amostra de indivíduos com AVC crônico, houve redução estatisticamente significativa do PFE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sr. Lucas Ewerton, Sra. Stélane, Sra. Abigail Ada , Sra. Ilamara Raniere, Sr. Roque Ribeiro , Sra. Magna Lorena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).