Capacidade funcional de idosos com diagnóstico indicativo de alzheimer
DOI:
https://doi.org/10.22298/rfs.2014.v2.n1.2788Palavras-chave:
Movimento de Mulheres Camponesas, Teatro, Formação Política,Resumo
Resumo: Objetivos: Avaliar a capacidade funcional de idosos com diagnóstico indicativo de Alzheimer e relacionar o nível de independência funcional, com anos de sintomas em função do sexo e da faixa etária. Métodos: Participaram desse estudo 50 idosos com diagnóstico indicativo de Alzheimer, sendo 36 do sexo feminino e 14 do sexo masculino (idade 80,0±7,21 e 77,35±8,89 anos, respectivamente). Os instrumentos de coleta utilizados foram o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), protocolo de Barthel, Lawton e Time Up and Go (TUG). Resultados: Os resultados do MEEM evidenciaram um maior comprometimento cognitivo para o grupo com mais de nove anos de sintomas em relação ao grupo com até quatro anos (p=0,013). Quanto à avaliação funcional a partir do protocolo de Barthel e avaliação da mobilidade (TUG), não foram evidenciadas diferenças (p>0,05) entre os grupos etários analisados. Com relação à análise da capacidade funcional, avaliada pelo protocolo de Lawton, demonstrou-se que os grupos com 5 a 8 anos e com mais de 9 anos de sintomas, apresentaram um comprometimento funcional significativamente maior (p<0,05) que o grupo com até 4 anos de sintomas.O tempo de sintomas correlacionou-se positivamente (p<0,05) com a capacidade cognitiva e funcional. Conclusão: Com base nos resultados, pode-se inferir que o nível de independência funcional de idosos com diagnóstico indicativo de DA está relacionado com a progressão da doença, considerando os anos de sintomas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista FisiSenectus oncordam com os seguintes termos:
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, exceto para publicação do artigo em outra revista/periódico científico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).