Cultura: Companhia Lumiar criações artísticas se apresenta no palco do teatro na Feira do Livro 2024

Cultura: Companhia Lumiar criações artísticas se apresenta no palco do teatro na Feira do Livro 2024

Na manhã de segunda (29), a companhia de teatro Lumiar, da cidade de Caçador (SC), fez duas apresentações no palco do Centro de Culturas  e Eventos Plínio Arlindo de Nes, na Feira do Livro 2024. Voltadas para o público escolar, de estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, as apresentações contaram histórias de Santa Catarina. 

Crédito Foto: Junior Salvatori

Com a apresentação do ator Jorge Luiz Gonçalves e da atriz Luciana Paes, o enredo do espetáculo  se baseia em pesquisas feitas por Luciana. Jorge conta um pouco da experiência de trazer a peça para a Feira do Livro e um pouco da história por trás do roteiro. “Nós temos essa peça já há oito anos, ela nasceu de uma construção coletiva, mas o texto-base que partiu da Lu. Ela trouxe esse texto sobre pesquisas científicas e de outras produções de pesquisadores da região do Contestado para colocarmos na peça”. Jorge fala sobre a evolução da peça: “Essa peça vem ao longo desses oito anos sendo abrangente e se aprimorando, pois sempre brincamos em falar, que a cada apresentação que fazemos, ela sempre sai diferente, porque está em constante evolução. Ela é uma peça muito verdadeira da nossa parte, porque é uma história muito nossa, nós somos caboclos e temos orgulho de fazer essa história ser conhecida através dessa expressão artística.” 

Crédito Foto: Junior Salvatori
Crédito Foto: Junior Salvatori

Além disso, Jorge conta como os estudantes aproveitaram as apresentações. “Esta sendo magnifico. Nós sempre tivemos uma aceitação muito boa, porque o início da peça foi justamente para o público escolar. Ela surgiu para atender uma demanda da Semana do Contestado lá de Caçador. Inicialmente a peça seria só para ser gravada em um DVD, mas pela ótima aceitação das escolas naquela apresentação decidimos seguir com ela por esses anos e já temos mais de 100 apresentações feitas.”

Crédito Foto: Junior Salvatori

Jorge completa falando sobre a estrutura da Feira. “Quando chegamos aqui a gente brincou e disse ‘meu Deus, que estrutura magnífica’, ficamos vislumbrados quando acessamos o espaço, porque é um espaço muito bonito e a estrutura de toda a Feira está muito bonita e é um prazer enorme estar participando. Acho que talvez seja o maior palco que estamos apresentando ao longo desses oito anos.”

Crédito Foto: Junior Salvatori

A companhia ainda se apresenta na tarde de segunda e na terça-feira durante os períodos da  manhã e da tarde.

Por: Junior Salvatori

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.