Aprendizagem e Competências Empreendedoras: Estudo de casos de Micro e Pequenas Empresas do Setor Educacional
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i4.987Resumo
A literatura tem apontado a necessidade de entender como empreendedores aprendem e desenvolvem competências. Este estudo, realizado com proprietários/dirigentes de MPE’s do setor educacional privado de Curitiba, teve o propósito de analisar de que maneira as competências empreendedoras de oportunidade e administrativas foram desenvolvidas por meio de um processo de aprendizagem empreendedora. Desenhou-se um modelo conceitual de pesquisa baseado nos modelos de aprendizagem empreendedora de Politis (2005) e de competências empreendedoras de Man e Lau (2000). A metodologia consistiu num estudo exploratório, com abordagem qualitativa e perspectiva temporal de corte transversal com aproximação longitudinal. Realizou-se um estudo de multicasos (nove). Como resultado, foi possível identificar o desenvolvimento das competências de oportunidade e administrativa, avaliadas em geral, como na média pelos empreendedores e analisadas e reavaliadas pela pesquisadora. Constatou-se que a competência administrativa foi desenvolvida com um grau ligeiramente superior à de oportunidade, fato este que pode ser considerado como uma característica do setor educacional em que as pessoas se identificam com a profissão e permanecem anos na atividade. Todos os fatores relacionados ao processo de transformação foram identificados e relacionados. Quanto às proposições da autora, algumas foram confirmadas totalmente, outras parcialmente e outras não puderam ser confirmadas neste estudo. Assim, foi possível identificar que os entrevistados apresentam como modo predominante de transformação de experiência em conhecimento, o exploitation; e, como orientação de carreira mais de um estilo como, por exemplo, especialista e espiral. Além disso, foi possível apresentar uma proposta de aprimoramento do modelo conceitual utilizado de aprendizagem e competências.
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