APOSENTADORIA, O DESAFIO DA SEGUNDA METADE DA VIDA: ESTUDO DE CASO EM UMA AGÊNCIA BANCÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v4i1.876Palavras-chave:
Adaptação estratégica, Comportamento estratégico, Agroindústria de laticínios.Resumo
A estrutura da sociedade tem se modificado no decorrer dos anos, a expectativa de vida tem aumentado em todo o mundo e as pessoas têm a oportunidade de começar uma segunda carreira, o que antes não seria possível devido à mortalidade prematura. Na Era do Conhecimento, o trabalhador tende a buscar novos rumos após a aposentadoria, que, atualmente, não é mais sinônimo de descanso e, sim, a hora de buscar um novo desafio, na busca contínua de seu desenvolvimento pessoal e autorrealização. Este trabalho tem por objetivo detectar os fatores que influenciam no autogerenciamento e na preparação para a aposentadoria. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, cujos dados foram coletados através de questionários aplicados a 53 funcionários de uma agência bancária em Natal/RN, que se aposentarão nos próximos 10 anos. Os principais resultados identificaram um público jovem iniciando a segunda metade da vida, que não tem uma preparação para enfrentar esta transição para a aposentadoria, onde a família é um forte fator de influência nas decisões para esta fase, assim como, o relacionamento com a equipe de trabalho e a remuneração. Os funcionários estão preocupados com sua autorrealização e qualidade de vida.Downloads
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.