GOVERNANÇA PÚBLICA E SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v15i2.6591Palavras-chave:
Governança Pública. Sustentabilidade. Instituições de ensino.Resumo
Objetivo: Compreender como as práticas de governança estabelecidas pela unidade administrativa (Reitoria) influenciam na operacionalização das ações de sustentabilidade praticadas pelas unidades universitárias (Campi).
Método / abordagem: A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso em que houve três fontes de dados: a) documentos (Plano de Desenvolvimento Institucional e o Plano de Gestão); b) Entrevistas com gestores da unidade administrativa, e c) entrevistas com gestores das unidades universitárias.
Principais resultados: Foi possível identificar 31 ações ligadas aos mecanismos de governança. Como exemplo, pode-se mencionar “monitoração e administração de aporte de recursos orçamentários para permanência estudantil”. Também foi possível identificar 23 ações de sustentabilidade. Como exemplos pode-se apresentar: a) parceria para eficiência energética;
b) internacionalização da pesquisa alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e c) programa de inclusão.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Do ponto de vista teórico, a presente pesquisa contribui no estudo da governança pública voltada para a sustentabilidade em instituição de ensino superior ao apresentar uma dificuldade da instituição de ensino de relacionar as ações de governança pública e sustentabilidade. A pesquisa também contribui para que os gestores de instituições de ensino reflitam sobre como as ações de governança e de sustentabilidade deveriam estar mais relacionadas e alinhadas.
Originalidade / relevância: A pesquisa apresenta uma discussão envolvendo os conceitos de governança pública e sustentabilidade. É um tema escasso sobretudo no que tange gestão de instituições de ensino.
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