AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS PROCESS MANAGEMENT NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6168

Palavras-chave:

Avaliação. Mapeamento de Processos. Programas de Pós-Graduação.

Resumo

Objetivo: avaliar a implantação do mapeamento de processos das secretarias dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Método / abordagem: como procedimentos metodológicos, foram utilizados o método dedutivo, descritivo, estudo de caso único, utilizando como procedimentos técnicos as entrevistas semiestruturadas com servidores técnico-administrativos em educação (STAE) lotados em secretarias dos PPGs do CTC, como dados primários, além das pesquisas bibliográfica e documental, como dados secundários.

Principais resultados: observou-se que o Manual de Benchmark dos PPGs constitui um material relevante aos trabalhos nas secretarias dos PPGs, pois permite a rápida qualificação dos servidores novos, garante a contínua atualização dos procedimentos e a visualização de oportunidades de melhoria para a execução dos trabalhos administrativos. Os STAEs afirmaram a possibilidade de desenvolver atividades conjuntas por meio de uma secretaria integrada para melhorar as práticas administrativas, por meio de troca de experiências, pois atualmente as secretarias realizam as atividades de maneira isolada, cada qual executando os processos inerentes ao seu curso.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: como ações a serem tomadas pela equipe de gestão do CTC, em conjunto com a equipe que elaborou o Manual de Benchmark dos PPGs, sugere-se a alocação de recursos para a capacitação dos STAEs das secretarias dos PPGs, uma ação continuada relevante para alcançar resultados satisfatórios ao preparo desses profissionais e padronização dos processos. A integração das secretarias poderia fomentar a troca de experiências e elevar a qualidade dos resultados dos PPGs, uma vez que alguns dos STAEs realizam consultas aos demais colegas a respeito de processos. A partir da concentração das atividades, a carga de trabalho pode ser distribuída, o que poderá promover a otimização dos resultados dos STAEs, além de possibilitar a distribuição de STAEs em setores deficitários quanto à disponibilidade de pessoal, situação essa recorrente na UFSC e que pode comprometer decisões estratégicas dos gestores dessa instituição no âmbito da pós-graduação.

Originalidade / relevância: a pesquisa torna-se relevante, uma vez que é significativo o acompanhamento das atividades dos STAEs na Instituição, assim como nos PPGs, principalmente quando há um conjunto de manuais de Benchmark, disponíveis desde 2015, desenvolvidos para auxiliar as secretarias desses programas do CTC.

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Biografia do Autor

Enio Snoeijer, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Mestre em Administração Universitária no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2020). Graduado em Secretariado Executivo na UFSC (2019) com o recebimento do Mérito Estudantil pelo melhor índice de aproveitamento de curso. Especialista em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais na UNIESC (2014). Graduado em 2002 no curso de Ciências Biológicas da UFSC (2002). Ocupa o cargo de assistente em administração na UFSC desde 2012. É membro do grupo Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec) da UFSC desde 2016, Vice-Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) desde novembro/2019 e Gestor Editorial da revista Connection Scientific Journal (CSJ).

Dante Luiz Juliatto, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui especialização em Tecnologias Limpas e Produção + Limpa pelo CNTL/SENAI, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção na área de Inteligência Organizacional e Pós-doutorado em Empreendedorismo pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada - IIFA da Universidade de Évora - Portugal, apoiado pela CAPES. Atua como Coordenador de Projetos do Laboratório de Empreendedorismo e Inovação do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC. É membro do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação - CNPq. Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária - PPGAU, da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena e execução projetos de pesquisa, extensão e consultorias com ênfase em modelagem de processos, sistemas de avaliação gerencial, pesquisas e diagnósticos, empreendedorismo, custos e estudos de viabilidade. É orientador de trabalhos de mestrado e monografias em Engenharia de Produção, participante de bancas e orientador da Empresa Junior da Engenharia de Produção. Coordena a execução de projetos em parceria com o SEBRAE, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, na área de empreendedorismo, CNI/ IEL Nacional na avaliação e estruturação de programas de capacitação para gestores de indústrias, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC, Ministério da Saúde -MS, além de diversos projetos de desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. Vem atuando com grande ênfase em projetos que envolvem o detalhamento, aperfeiçoamento e implantação de novas rotinas e fluxos de trabalho por meio da técnica de Business Process Management - BPM. Membro da Comunidade de Prática em Educação Empreendedora do Centro SEBRAE de Educação Empreendedora - CER SEBRAE MG. Coordenador da temática de Empreendedorismo da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação das Universidades do Grupo Montevideo - CTI/AUGM. 

Rogério da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Possui Graduação em Administração Pública e Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1998). Atuou como docente, pesquisador e em cargos administrativos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Álvares Penteado (FECAP), Faculdades Integradas de São Paulo (FISP), Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UNIFMU) e Universidade Nove de Julho (UNINOVE). É ex-presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Santa Maria (1998 a 2000) e foi Avaliador Institucional do INEP-MEC (2002-2006). De 2013 a 2016, coordenou a área de Empreendedorismo e Governança Corporativa (EGC) e a área de Empreendedorismo, Inovação e Startups (2017-2018) no Encontro da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD). É Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde foi Subchefe do Departamento de Ciências da Administração (2010), Coordenador do Curso de Graduação em Administração, modalidades presencial e a distância (2010-2016), Secretário Adjunto de Educação a Distância, Coordenador UAB-UFSC (2016-2017) e Coordenador da Linha de Pesquisa Sistemas de Avaliação e a Gestão Acadêmica do Programa de Mestrado Profissional em Administração Universitária (2016-2018)). Atuou como docente nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSM, Mestrado Profissional em Administração da UNINOVE, Mestrado em Administração da FECAP atuando principalmente em temas relativos a Estratégia, Administração da Produção, Administração de Materiais, Logística, Qualidade e Avaliação da Educação Superior.

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Publicado

2022-02-01