INTENÇÃO EMPREENDEDORA ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS E TREINAMENTO EMPREENDEDOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i3.5249

Palavras-chave:

Característica empreendedora. Intenção empreendedora. Estudantes universitários. Treinamento empreendedor. Empreendedorismo social.

Resumo

O objetivo foi analisar a influência das características empreendedoras e treinamento
empreendedor na intenção empreendedora de estudantes universitários. A pesquisa foi
descritiva, com abordagem quantitativa, procedimentos estatísticos e delineamento
transversal, com amostra composta por 403 estudantes universitários de todos os cursos de
graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão – PR.
A análise de regressão multivariada permitiu analisar a influência proposta no modelo
confirmatório, explicando 47,3% e 25,6% da sua variância. Estes resultados se relacionam
com o interesse crescente na formação para o empreendedorismo, expresso por políticas,
instituições de ensino superior e estudantes. Contribuições sociais são expressas nas
variáveis socioambientais presentes na característica empreendedora e na intenção de
empreender. A originalidade do estudo consiste na aplicação do modelo internacional
adaptado de Küttim et al. (2014) e Adekiya e Ibrahim (2016) no contexto brasileiro.
Demonstrou-se que a característica empreendedora contribui para o desenvolvimento das
intenções empreendedoras dos alunos. Verificou-se que a participação na formação em
âmbito de treinamento para o empreendedor exerce um impacto positivo nas intenções
empreendedoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Regina Zarelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Administradora, Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Silvestre Labiak Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC.

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2021-10-21