PRESENTEÍSMO E SEUS IMPACTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.4546Palavras-chave:
Impactos Ambientais, metais pesados, novas tecnologiasResumo
Presenteísmo é um conceito utilizado para apresentar situações no qual um respectivo indivíduo esta fisicamente no local de trabalho, mas, em decorrência de problemas de ordem física ou psicológica, são incapazes de produzir plenamente. Sendo o setor das concessionárias de energia elétrica no Brasil um setor representativo, com grandes exigências de produtividade e pressão no que se refere à competitividade (ANEEL, 2015), o objetivo do presente artigo é apresentar as perspectivas do presenteísmo nas concessionárias de energia elétrica a partir da visão de seus empregados e seus gestores. O intuito da pesquisa é gerar insights para organizações deste segmento, por meio da identificação dos tipos de presenteísmo mais recorrentes. Para tanto, foi realizado um estudo de caso aplicado, exploratório, com coleta de dados bibliográfica e também a realização de 25 (vinte e cinco) entrevistas semi-estruturadas na empresa, contemplando as áreas de Geração, Transmissão, Distribuição e RH. Os resultados mostraram que o presenteísmo é um inimigo da produtividade, mas que sua prevenção é algo possível e gerenciá-lo pode representar ganhos de qualidade de vida, produtividade e consequentemente, competitividade ao setor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.