A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO DE BUROCRACIA E ESTRESSE NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.4322Resumo
Resumo
O presente trabalho se dispõe a examinar dois fenômenos organizacionais largamente estudados, mas raramente relacionados, apesar de guardarem estreita proximidade. Há um vasto corpo de estudos acerca dos efeitos negativos da burocracia nas organizações. Em igual medida, inúmeras pesquisas buscam investigar as causas do estresse ocupacional. No entanto, carece a literatura nacional de investigação que questione a possível influência da percepção de burocracia no estresse experimentado pelos atores de uma organização. Visando preencher essa lacuna, foi realizada uma pesquisa que alcançou 293 servidores públicos de uma instituição federal de ensino superior. Os resultados evidenciam uma correlação bem definida, ainda que pequena, entre a percepção de burocracia e o estresse experimentado, demonstrando a relevância de se levar em conta a percepção de burocracia como um possível estressor no estudo do estresse ocupacional.
Palavras-chave: burocracia, estresse, serviço público
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.