A Dimensão Mítica da Formação do Profissional de Marketing: 90% de Inspiração e 10% de Transpiração?
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v2i1.128Resumo
Neste artigo, procura-se contribuir para a análise dos principais requisitos que devem ser levados em consideração na formação do profissional de marketing. A forma proposta para tanto é a elaboração de uma discussão teórica sobre tal formação, lançando luz aos diversos pontosdevista defendidos pelos acadêmicos e propondo um plano de ação para o enriquecimento da formação deste profissional. Temas pertinentes à disciplina, tais como, sua caracterização como ciência ou arte, a definição de suas escolas de pensamento, a elaboração de teorias gerais e o seu escopo, foram revisitados, sob a perspectiva de sua importância na constituição da crítica necessária ao profissional de marketing no desempenho de seus múltiplos potenciais de atuação. São, ainda, apontadas algumas diretrizes para que se consiga criar barreiras sólidas ao processo, vazio, de espetacularização da profissão. Além destes pontos, ressalta-se que o artigo pretende constituir uma abertura para que outros estudos sobre o tema possam ser desenvolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.