ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES: PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PESSOAS SOBRE DANOS E POLÍTICAS DE ENFRENTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v4i1.875Palabras clave:
ciências humanas, história, modernizaçãoResumen
O presente trabalho teve por objetivo maior levantar a percepção de gestores de pessoas de grandes empresas do norte do Paraná sobre a temática do assédio moral. Os aspectos centrais tratados foram: conhecimento sobre o tema; efeitos danosos de sua existência e políticas inibidoras. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores de recursos humanos de sete empresas de diferentes ramos de atividade. A pesquisa demonstrou que há sim conhecimento por parte dos gestores sobre o que é e quais são os principais efeitos do assédio moral sobre as pessoas e as organizações. Todavia, um aspecto negativo evidenciou-se, mesmo conhecedoras das consequências negativas do assédio moral, as empresas participantes da pesquisa não possuem políticas inibidoras de seu acontecimento no ambiente de trabalho. Os entrevistados relataram ainda que preferem não explicitar nem discutir abertamente problemas com assédio junto a seus funcionários, questão contrária ao pensamento vigente de autores que tratam o tema.Descargas
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.