ESTRATÉGIAS DE EMPLOYER BRANDING COMO IMPULSIONADOR DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Autores/as

  • Ana Paula de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jéssica Silva Sena Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Baptista Lopes Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8620-1625

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v16i2.7407

Palabras clave:

Employer Branding, Cultura organizacional, Manual de onboarding, Gestão Estratégica de Pessoas.

Resumen

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo estudar formas de consolidar a cultura organizacional da empresa Alfa a partir de estratégias de Employer Branding.

Método/Abordagem: Para as análises entre as percepções dos gestores e funcionários utilizou-se de entrevista e questionários, correlacionando as respostas para entender como a cultura é transmitida entre os membros da organização.

Principais Resultados: Percebeu-se um maior engajamento dos funcionários da organização, bem como a necessidade de se repensar as estratégias de atração de novos talentos que possam agregar valor para o crescimento da organização e, consequentemente, aumentar a retenção do seu quadro de funcionários.

Contribuições teóricas/práticas/sociais: Visto que a empresa tem um alto índice de rotatividade, os resultados demonstraram a necessidade de sensibilização perante alguns elementos da cultura, não sendo repassado explicitamente os conceitos e ideias para um novo colaborador no início da sua jornada, pois são diretrizes que fazem parte das decisões tomadas pela empresa.

Originalidade/Relevância: A utilização das práticas inerentes ao Employer Branding está aumentando no país. Contudo, em termos de pesquisas, verifica-se uma concentração maior de estudos alinhados à área do Marketing. Nesse sentido, considerando que o tema em tela possui plena aderência às práticas de Gestão de Pessoas, entende-se que este trabalho contribui com a originalidade e relevância necessária para os gestores e acadêmicos que trabalham com os assuntos abordados.

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Biografía del autor/a

Ana Paula de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina.

Jéssica Silva Sena, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina.

Marcos Baptista Lopes Dalmau, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2023-09-25