ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS DO DOCENTE-GESTOR EM UMA IFES: UM ESTUDO NA UFERSA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v15i3.6941Palabras clave:
Docentes-Gestores. Caracterização e Desafios do Docente-Gestor. Gestão Universitária.Resumen
Objetivo: O objetivo deste artigo é analisar as competências gerenciais associadas ao papel do docente gestor nas IFES, em especial na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
Método / abordagem: Foi utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória. Foram realizadas entrevistas com docentes-gestores, utilizando um roteiro semiestruturado. A análise de dados se deu pelo uso da técnica de análise de conteúdo e o software Atlas TI.
Principais resultados: Os resultados demonstram que os docentes da UFERSA assumem os cargos de gestão sem receber treinamento prévio. A busca por treinamento é suscitada mais por necessidade pessoal do que incentivo formal ou institucional. Identificou-se que, por vezes, o docente tem de preterir tarefas cotidianas e focar nas atribuições de gestor. Constatou-se que docentes-gestores desempenham o papel de forma empírica, por meio de interação com outros grupos e adaptação de experiências prévias.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Foi constatado que os docentes-gestores desconhecem normativas que delineiem sua atuação dentro das Instituições de Ensino Superior. Nesse contexto, destacaram a importância em desenvolver competências interpessoais como forma de compensar tal carência. Desse modo, a interação com grupos sociais foi considerada como essencial para a gestão de qualidade.
Originalidade / relevância: O artigo contribui com a discussão sobre o papel do docente-gestor ao caracterizar o papel do docente-gestor na UFERSA e quais as principais dificuldades encontradas pelos docentes que exercem o papel de gestor.
Descargas
Citas
Barbosa, M. A. C. (2015). A influência das políticas públicas e políticas organizacionais para formação de competências gerenciais no papel do professor-gestor no ensino superior: um estudo em uma IES federal.
Barbosa, M. A. C., Carvalho, M. T. G., Cassundé, F. R. D. S. A., & de Mendonça, J. R. C. (2017). Formação de professores de ensino superior para a gestão: perspectivas e consequências. Revista de Administração FACES Journal, 16(4), 67-84.
Barbosa, M. A. C., Mendonça, J. R. C. D., & Cassundé, F. R. D. S. A. (2016). Competências Gerenciais (esperadas versus percebidas) de Professores-gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: percepções dos professores de uma Universidade Federal. Administração: Ensino e Pesquisa, 17(3), 439-473.
Barbosa, M. A. C., Mendonça, J. R. C. D., & Cassundé, F. R. D. S. A. (2015). A Interação entre o Papel de Professor-Gestor e Competências Gerenciais: percepções dos professores de uma Universidade Federal.
Barbosa, M. A. C., Paiva, K. C. M. D., & Mendonça, J. R. C. D. (2018). Papel social e competências gerenciais do professor do ensino superior: aproximações entre os construtos e perspectivas de pesquisa. Organizações & Sociedade, 25, 100-121.
Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2017). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada.
Bergue, S. T. (2014). Gestão estratégica de pessoas no setor público. EDa Atlas SA.
Campos, D. C. D. S. (2007). Competências gerenciais dos pró-reitores em uma instituição de ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Viçosa.
Cardoso, G. M. P., & Figueredo, W. N. (2013). Universidade e sociedade: o papel do professor na (re) construção do conhecimento. Revista Intersaberes, 8(15), 54-67.
Castro, D., & Tomàs, M. (2011). Development of Manager‐Academics at Institutions of Higher Education in Catalonia. Higher Education Quarterly, 65(3), 290-307.
Cervigicele, G. M., & Souza, R. D. (2013). Gestão democrática e formação de gestores no ensino superior: quais as necessidades para o exercício na coordenação de colegiado de curso? XIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas.
Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-REUNI. (2007). Diário Oficial da União.
Decreto nº 94.664 de 23 de julho de 1987. Aprova o Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987. (1987). Diário Oficial da União.
Ésther, A. B. (2011). As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE. BR, 9, 648-667.
Ésther, A. B., & Melo, M. C. D. O. L. (2008). A construção da identidade gerencial dos gestores da alta administração de universidades federais em Minas Gerais. Cadernos EBAPE. BR, 6, 01-17.
Federal, Senado et al. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República.
Franco, M. E. D. P. (2001). Comunidade de conhecimento, pesquisa e formação do professor do ensino superior. Docência universitária e os desafios da realidade nacional. Brasília: Plano, 109-135.
Gil, A. C. (2009). Estudo de caso. Atlas.
Hales, C. (2005). Managerial roles. In: Cooper, C. L., Argyris, C., & Starbuck, W. H. (Eds.). The Blackwell encyclopedia of management, 2, Oxford: Blackwell Publishing.
Laville, C., & Dionne, J. (2008). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas, 1, reimpressão. Porto Alegre: Artmed.
Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (1961). Diário Oficial da União.
Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. (1990) Diário Oficial da União.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. (1996). Diário Oficial da União.
Magalhães, M. M. S., Barbosa, M. A. C., Lima, J. R. T., Cassundé, F. R. S. A. (2017). O papel do professor-gestor em uma instituição federal de ensino superior de Alagoas: um estudo na UFAL/Campus Arapiraca. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 10(4), 327-350.
Mendonça, J. D., Paiva, K. D., Padilha, M. A., & Barbosa, M. A. C. (2012). Competências Profissionais de Professores do Ensino Superior no Brasil: proposta de um modelo integrado. Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa.
Meyer Jr., V. (2003). Novo contexto e habilidades do administrador universitário. In: Meyer Jr., V., Murphy, J. P. (Orgs.). Dinossauros, gazelas e tigres: novas abordagens da administração universitária, 2, 173-192.
Moita, F. M. G. S. C., & Andrade, F. C. B. (2005). A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: o caso do estágio de docência na pós-graduação. Olhar de professor, 8(2), 77-92.
Muhr, T. (1991). ATLAS/ti—A prototype for the support of text interpretation. Qualitative sociology, 14(4), 349-371.
Pachane, G. G., & de Aguiar Pereira, E. M. (2004). A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación, 35(1), 1-13.
Pereira, A. L. C., & Silva, A. B. D. (2011). As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior. Cadernos EBAPE. Br, 9, 627-647.
Rodrigues, A. C. D. A. L., & Villardi, B. Q. (2017). FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: uma análise indutiva dos professores gestores da pós-graduação stricto sensu da UFRRJ. Rev. Foco, 10(2), 208-231.
Schwandt, T. A. (2014). The Sage dictionary of qualitative inquiry. Sage publications.
Silva, F. M. V., & Cunha, C. J. C. A. (2012). A transição de contribuidor individual para líder: a experiência vivida pelo professor universitário. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 5(1), 145-171.
Silva, R. N., & Nascimento, F. S. (2018). Análise das competências gerenciais dos professores-gestores: um estudo com coordenadores de cursos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Anais do Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração.
Sim, J., Saunders, B., Waterfield, J., & Kingstone, T. (2018). Can sample size in qualitative research be determined a priori? International Journal of Social Research Methodology, 21(5), 619-634.
Whitchurch, C. (2012). Reconstructing identities in higher education: The rise of 'third space' professionals. Routledge.
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.