TRABALHO REMOTO EMERGENCIAL ADVINDO DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA EXECUTIVOS
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v15i2.6630Palabras clave:
Home Office, Pandemia, Trabalho RemotoResumen
Objetivo: identificar as potencialidades e os desafios da adoção do trabalho remoto em tempos de pandemia advinda da COVID-19 e propor ações para atenuar esses desafios.
Método / abordagem: pesquisa qualitativa. Realizou-se um levantamento no qual foram entrevistados 30 executivos da alta gerência de diferentes setores econômicos de empresas públicas e privadas situadas no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Principais resultados: dentre as potencialidades, a melhoria da qualidade de vida e mais flexibilidade foram as mais citadas, enquanto como desafios destacaram a dificuldade de estabelecer limites entre vida pessoal e profissional e a falta de socialização. Para atenuar os desafios foram propostas as ações de otimizar o bem-estar, fornecer recursos ergonômicos, ferramentas e suporte tecnológico, melhorar a comunicação e focar no resultado.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: esta pesquisa contribui para a literatura sobre trabalho remoto no contexto da pandemia advinda da COVID-19, pois corrobora algumas potencialidades e desafios e acrescenta novos. Além disso, esta pesquisa aprofundou as ações para atenuar os desafios do trabalho remoto. A contribuição desta pesquisa para a prática profissional consiste em fornecer direcionamentos para que as empresas possam analisar, planejar e reestruturar melhor o trabalho remoto a partir das lições aprendidas com a implementação do trabalho remoto emergencial.
Originalidade / relevância: apresenta vantagens do trabalho remoto ainda não citadas pela literatura: mais inovações e habilidades, oportunidades de participar de eventos online, disponibilidade de salas. E, como desafios que ainda não foram citados na literatura, foram identificados a dificuldade de prospectar novos clientes, realização de treinamentos, necessidade de seguir leis trabalhistas, monitorar e comunicar com os funcionários.
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