A percepção dos consumidores quanto às cores de embalagens de bens de consumo

Autores/as

  • Eduardo Botti Abbade UNIFRA
  • Márcio Sampedro Ramos

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v1i2.65

Resumen

As cores exercem uma influência significativa no comportamento das pessoas. Estudos na área de psicologia comprovam a importância do planejamento das cores nas atividades administrativas. O presente estudo teve como objetivo identificar o impacto das cores na percepção dos consumidores. Para tanto realizou-se uma pesquisa de levantamento com o intuito de identificas as cores de maior impacto na elaboração de embalagens de 12 produtos de consumo selecionados assim como as marcas destes produtos mais consumidas. O método deste estudo foi o de uma pesquisa de levantamento (survey) com uma amostra de 114 consumidores entrevistados em 3 supermercados da cidade de Santa Maria-RS. Verificou-se uma forte tendência com relação a preferência das combinações de cores em quase todos os produtos pesquisados. Observou-se ainda uma forte incongruência entre a combinação de cor favorita e a marca favorita de Café Solúvel. Também se identificou algumas diferenças significativas de comportamento de consumo e preferência por marcas em comparação com o sexo dos pesquisados. Desta forma, sugerem-se estudos futuros com o intuito de contribuir com pesquisas de maior relevância e que expliquem as relações entre as cores e o comportamento dos consumidores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Botti Abbade, UNIFRA

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor do Centro Universitário Franciscano. Tem experiência na área de Marketing, com ênfase em Pesquisa de Marketing e análise estratégica e posicionamento de mercado. Atua também como consultor de empresas e analista de mercado.

Márcio Sampedro Ramos

Profissional graduado em Administração de Empresas, ex-Diretor de Marketing da Associação dos Estudantes de Administração de Santa Maria (AEAD) e atual membro do Conselho Consultivo.

Publicado

2008-12-29

Número

Sección

Artigos