ESCALA DE CURIOSIDADE RELACIONADA AO TRABALHO: VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6355Palabras clave:
Curiosidade Relacionada ao Trabalho. Desempenho Comercial. Psicometria.Resumen
Objetivo: Introduzir no contexto brasileiro o conceito de Curiosidade Relacionada ao Trabalho, um estado em que o indivíduo tem interesse na forma como sua atuação afeta a empresa, confrontando problemas complexos a partir de novas estratégias.
Método: Estudo psicométrico com uso de Análise Paralela para validar a escala de mensuração do novo construto e utilização de Regressão Múltipla Linear para identificar sua relação com a performance laboral. A amostra contou com dados de 273 profissionais de vendas.
Principais resultados: Disponibilização de uma escala de mensuração de curiosidade replicável, metodologicamente adaptada e validada para o português. Identificou-se, no desempenho dos profissionais entrevistados, indícios consistentes de um impacto positivo e significativo dessa motivação intrínseca que leva a comportamentos investigativos.
Contribuições: Este trabalho contribui para o campo do Comportamento Organizacional ao possibilitar, para o cenário estudado, a inclusão da curiosidade como uma variável inovadora para fins de recrutamento, avaliações ou desenvolvimento de recursos humanos. O novo conceito pode auxiliar na explicação de variações de desempenho não captadas por construtos tradicionais.
Originalidade: A inserção de um conceito inédito no panorama brasileiro amplia as possibilidades de pesquisas organizacionais relacionadas ao comportamento e obtenção de conhecimento no ambiente de trabalho, além de permitir a comparação de resultados e troca de informações com a comunidade científica internacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.