OS HONORÁVEIS MESTRES DE ARTES MARCIAIS ORIENTAIS: CARREIRA EMPREENDEDORA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6124Palabras clave:
Desenvolvimento de Carreira. Carreira Empreendedora. Artes Marciais.Resumen
Objetivo: Investigar o desenvolvimento da carreira dos honoráveis mestres das artes marciais orientais.
Método / abordagem: O estudo é qualitativo, considerando os estágios e ciclos da carreira empreendedora. Teve como universo 6 honoráveis mestres de artes marciais orientais. Utilizou-se as entrevistas semiestruturadas, realizadas entre novembro de 2014 e setembro de 2015, com um conjunto de técnicas inerentes à análise de conteúdo, seguindo as etapas: (i) pré-análise, (ii) exploração do material e (iii) tratamento dos resultados, inferência e interpretação.
Principais resultados: A carreira dos sujeitos resultou em uma forma singular, multicanal e multicíclica, em modelo de coexistência da carreira de mestre e da carreira empreendedora. Na maestria, o indivíduo permanece em crescimento durante toda a vida, sem saída ou aposentadoria da organização. No viés empreendedor, os empreendimentos se somam com o intuito de agregar valor e patrimônio.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: O estudo contribui para o campo do conhecimento da carreira empreendedora dos honoráveis mestres de artes marciais. Espera-se que esse passo se some ao bojo das pesquisas e desperte a oportunidade em um novo filão por parte de instituições, pesquisadores e entes públicos, para as possibilidades que esse ramo cultural pode oferecer, tanto nos aspectos filosóficos como nos aspectos econômicos.
Originalidade / relevância: Os honoráveis mestres, enquanto empreendedores, tendem a conduzir carreiras e vidas em consonância com empreendimentos e mestria, e isto é essencial para ampliar compreensões nesse campo do conhecimento científico, tornando-se relevante para o campo do conhecimento do desenvolvimento de carreiras e do empreendedorismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.