ALÉM DOS LIMITES DO VAREJO FÍSICO: AS DIFICULDADES DAS LOJAS FÍSICAS AO IMPLEMENTAREM UM E-COMMERCE
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6045Palabras clave:
Loja online. Implementação do E-commerce. Vendas online.Resumen
Objetivo: O presente estudo visa identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos proprietários de lojas físicas ao implementarem uma plataforma e-commerce.
Método / abordagem: Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório por meio de entrevistas com dez proprietários de lojas físicas, os quais possuem uma plataforma e-commerce em funcionamento e atuam em diversos segmentos de negócio.
Principais resultados: Entre as dificuldades enfrentadas, observa-se maior carga de trabalho, a falta de profissionais qualificados para executar a operação, dificuldade de contratação e confiança nos serviços das agências digitais, dificuldade com a produção de conteúdo para os produtos divulgados no e-commerce e dificuldade de integração do estoque da loja física e da loja online.
Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Os gestores brasileiros precisam estar atentos ao planejarem e implementarem um novo canal de vendas como um e-commerce. A gestão de uma loja online demanda conhecimento, planejamento, organização e integração entre as operações realizadas na loja física e na loja online.
Originalidade / relevância: A presente pesquisa possibilitou compreender as dificuldades de implementação de uma plataforma e-commerce no contexto de empresas brasileiras já consolidadas no varejo físico. Com o intuito de mitigar as dificuldades, foi possível mapear os pontos de atenção que devem ser previstos pelos gestores brasileiros ao iniciarem a implementação de um e-commerce.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.