INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA DOS ESTUDOS NACIONAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v15i1.5864

Palabras clave:

Internacionalização. Micro e Pequenas Empresas. Revisão Sistemática Integrativa. Redes.

Resumen

Objetivo: O presente estudo buscou analisar os trabalhos de internacionalização de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) publicados em periódicos pertencentes à Plataforma CAPES.

Método / abordagem: Os métodos de pesquisa utilizados foram de abordagens qualitativa e quantitativa, com objetivo descritivo, por meio da revisão sistemática integrativa. Foram aplicadas 3 strings de busca para filtrar estudos voltados à temática de internacionalização de MPEs e, posteriormente, critérios de exclusão em três etapas, restando 34 artigos para análise. Para análise dos dados utilizou-se de estatísticas descritivas e demonstrações gráficas, análise de redes das Instituições de Ensino Superior (IESs) e autores, e por fim, a análise de conteúdo.

Principais resultados: Os resultados apontaram principalmente que: a maioria dos estudos são qualitativos, baseados em estudos de caso com entrevistas semiestruturadas; não há uma grande interação entre autores e IESs para o desenvolvimento de artigos, com concentração no Sudeste; e o foco majoritário dos estudos está nas vantagens e desvantagens encontrados no processo de internacionalização. Ao final, foi proposta uma agenda de pesquisa futura para a área de internacionalização de MPEs.

Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: Este artigo contribui, com sua agenda de pesquisa futura, ao apontar as metodologias que irão contribuir nos estudos de internacionalização de MPEs (metodológica) e as vantagens e desvantagens do processo de internacionalização das MPEs (sociais e gerenciais).

 Originalidade / relevância: Por fim, este estudo é original ao analisar sistematicamente e de forma integrativa os estudos de internacionalização de MPEs, com combinação de métodos (descritivo e redes), e relevante ao se tornar uma base sólida para as novas pesquisas a serem realizadas na área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jhenifer Andressa da Cruz Barreto, Business School Unoeste

Atualmente é graduanda do curso de Administração da Business School Unoeste.

Mariane Aparecida de Braz Bezerra, Business School Unoeste

Atualmente é Graduanda do curso de Administração da Business School Unoeste.

Marco Antonio Catussi Paschoalotto, NOVA School of Business and Economics

Pós-Doutorando em Economia da Saúde pela NOVA School of Business and Economics (Portugal), Doutor e Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP - FEA/RP) e Graduado em Administração Pública pela UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), com período de estudos na Universidade de Coimbra (Portugal). Pesquisador do GPublic (Centro de Estudos da Gestão Pública Contemporânea) e do GPEOS (Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais), atuou como Visiting scholar pela Università degli studi di Roma Tor Vergata (Itália) e pela Indiana University (EUA), como Professor da Business School Unoeste e Coordenador Geral da Pós-graduação Lato Sensu da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Possui experiência em Consultoria Empresarial e Pública, com atuação nas áreas de finanças corporativas e Administração Pública.

Gustavo Yuho Endo, Business School Unoeste

Atualmente é Professor na Business School UNOESTE, faz parte do Programa de Pré-Doutorado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é Pesquisador/Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais (GPEOS/UNOESTE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Logística e Supply Chain Management da Universidade de Brasília (GEALOGS/UnB). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016) e Bacharel em Administração (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Sustentabilidade e Gestão de Pessoas.

Érika Mayumi Kato Cruz, Business School Unoeste

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), na linha de Estratégia Empresarial. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de concentração de Estratégia e Organizações, com ênfase na linha de pesquisa de Tecnologia, Qualidade e Competitividade. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais (GPEOS) e leciona na faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente, graduação e pós-graduação. Linhas de pesquisa: estratégia e análise organizacional; governança de rede e gestão estratégica, redes e parcerias organizacionais.

Citas

AAKER, D. A. Administração estratégica de mercado. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ARAÚJO, J. G.; SILVA, L. V. B.; SILVA, M. E. P. C. Pequenas empresas e as práticas gerenciais: contribuições a partir da observação das revistas brasileiras. ESTUDIOS GERENCIALES, v.34, n.149, p.457-468, out./dez. 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.

BARKI, E.; BOTELHO, D.; PARENTE, J. Varejo: desafios e oportunidades em mercados emergentes. Revista de Administração de Empresas, v.53, n.6, p.534-538, nov./dez. 2013.

BELLUCI, C. F.; LAVARDA, R. B.; ROCZANSKI, C. R. M. A Prática Estratégica de Pesquisa de Mercado no Processo de Internacionalização de uma Pequena Cervejaria do Sul do Brasil. REGEPE- Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.8, n.1, p.24-51, jan./abr. 2019.

BOONE, L. E., KURTZ, D. L. Contemporary Marketing wired, Fort Worth, The Dryden Press, Ninth Edition, 1998.

CASSANEGO JR., P.; RIBEIRO, N. S. Strategic behavior of the accommodation services sector in the tourism industry: analysis of the Fronteira da Paz conurbation. Estudios y Perspectivas em Turismo, v.19, p.1011-1036, mai./jun. 2010.

CASSOL, A. et al. Estratégias de internacionalização de pequenas e médias empresas: estudo multicasos. Revista Gestão Organizacional, v.10, n.3, p.55-78, 2017.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 1999.

CISLAGHI, T. P.; FERNANDES, E. B.; WEGNER, D. O processo de internacionalização na transformação das capacidades dinâmicas de pequenas empresas. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.6, n.3, p.584-615, set./dez. 2017.

DAL-SATO, F.; ALVES, J. N.; BULÉ, A. E.; AMARANTE, C. C. O processo de internacionalização da empresa de software TOTVS sob a ótica da abordagem comportamental. REGE- Revista de Gestão, v.22, n.4, p.493-508, out./dez. 2015.

DOMINGUES, L. M.; MURITIBA, P. M.; MURITIBA, S. N. Boa governança corporativa em micro e pequenas empresas leva à internacionalização?. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v.14, n.3, p.53-58, set./dez. 2016.

ERIKSSON, K.; JOHANSON, J., MAJKGARD, A.; SHARMA, D. D. Experiential knowledge and cost in the internationalization process. Journal of International Business Studies, v. 28, n. 2, p. 337–360, 1997.

FIATES, G. G. S.; MARTINS, C.; FIATES, J. E. A.; MARTIGNAGO, G.; SANTOS, N. Análise do papel da incubadora na internacionalização de empresas de base tecnológica, incubadas e graduadas. Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios, v.6, n.1, p.252-274, jan./abr. 2013.

FLORIANI, E. D.; FLEURY, M. T. O efeito do grau de internacionalização nas competências internacionais e no desempenho financeiro da PME brasileira. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v.16, n.3, Mai/Jun. 2012.

FUNDAÇÃO DOM CABRAL. Pesquisa sobre a internacionalização de empresas brasileiras. Belo Horizonte, 2002. Disponível em: <http://acervo.ci.fdc.org.br/AcervoDigital/Relat%C3%B3rios%20de%20Pesquisa/Relat%C3%B3rios%20de%20Pesquisa%202002/Pesquisa%20sobre%20a%20Internacionaliza%C3%A7%C3%A3o%20da%20Empresa%20Brasileira%20Sum%C3%A1rio%20Executivo.pdf>. Acessado em: 05 nov. 2019

FREITAS, E. M.; RUPOLO, M.; OLIVEIRA, B. R. B. Processo de internacionalização de uma empresa do Vale do São Francisco: Influência dos agentes externos e das escolhas gerenciais. Internext, São Paulo, v.9, n.1, p.40-60, jan./abr. 2014.

GARCIA, S. F. A.; LIMA, G. B.; CARVALHO, D. T. Redes interorganizacionais de cooperação para a internacionalização. REGE- Revista de Gestão, v.17, n.2, p.209-224, abr./jun. 2010.

GATTI JR., W.; MARIETTO, M. L. Como Pode um Peixe Vivo Viver Fora do Brasil? O Caso Peixonauta. Revista Ibero- Americana de Estratégia, v.16, n.4, p.110-116, out./dez. 2017.

GONÇALVES, R. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GREENHALGH, T. Papers that summarize other papers (systematic review and meta-analyses). British Medical Journal, London, v. 315, n. 7109, p. 672-675, Sep. 1997.

HERRANZ, A.; MACHADO, H. P. V. Motivadores para a internacionalização de pequenas empresas de software: um estudo de caso múltiplo nos contextos brasileiro e espanhol. Revista Eletrônica de Ciências Administrativa, v.18, n.2, p.261-280, mai./ago. 2019.

JABBOUR, C. J. C.; SANTOS, F. C. A.; BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: um levantamento da produção cientifica brasileira divulgada em periódicos da Área de Administração entre 1996 e 2005. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n.3, p.689-715, jul./set. 2008.

JOHANSON, J.; WIEDERSHEIM-PAUL, F. The internationalization of the firm – Four Swedish cases. The Journal of Management Studies, 1975.

KEEGAN, W. J. Global Marketing Management. New Jersey: Pearson Education Inc, 2002.

KOTABE, M. HELSEN, C. Global Marketing Management, New York, John Wiley & Sons Inc., 1998.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 edição. São Paulo: Pearson Pren-tice Hall, 2006

KRAKAWER, P. V. C.; JUSSANI, A. C.; VASCONCELLOS, E. P. G. A utilização de alianças estratégicas na internacionalização de pequenas e medias empresas. REGE- Revista de Gestão, v.20, n.3, p.299-311, jul./set. 2013.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LARA, L. S. M.; VERDU, F. C. A internacionalização das médias empresas brasileiras. Acta Scientiarum Human and Social Sciences, v.39, n.3, set./dez. 2017.

LEITE, Y. V. P.; MORAES, W. F. A. A capacidade de inovar no empreendedorismo Internacional. RAUSP- Revista de Administração (São Paulo), v.50, n.4, p.447-459, out./dez. 2015.

LEONE, N. M. C. P. G. A dimensão física das pequenas e médias empresas: a procura de um critério homogeneizador. Revista de Administração de Empresas, v. 31(2), pp. 53-59, 1991.

LEITE, Y. V. P.; MORAES, W. F. A. Facetas do risco no empreendedorismo internacional. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n.1, art.6, p.96-117, jan./fev. 2014.

LIMA, G. B.; CARVALHO, D. T. Internacionalização de empresas em clusters industriais: um estudo aplicado no Polo Médico-Hospitalar-Odontológico de Ribeirão Preto – SP. REGE- Revista de Gestão, v.18, n.1, p.19-33, jan./mar. 2011.

LIMA, G. B.; NEVES, M. F.; CASTRO, L. T.; CARVALHO, D. T. Consórcio de exportação como alternativa de pequenas e médias empresas: um estudo de caso na cadeia textil. REGE- Revista de Gestão, v.15, n.2, p.1-18, abr./jun. 2008.

MATTA, J. R. N.; MELLO, R. D. C. A internacionalização de uma empresa Brasileira de software de segurança à luz das teorias de redes e effectuation. INTERNEXT- Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, v.9, n.3, p.72-87, set./dez. 2014.

MELLO, R. C.; ROCHA, A. Casos de Ensino em Administração – Constança Basto. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n.1, p.231-252, jan./mar. 2008.

MINERVINI, N. O exportador: ferramentas para atuar com sucesso no mercado internacional. 5.ed. São Paulo: Parson Prentice Hall, 2008.

MRE. Ministério das Relações Exteriores. Exportação Passo a Passo. Brasil, Brasília: MRE, 268 p. 2011.

OSEI-BONSU N. Understanding the Internationalization Process of Small-to Medium-Sized Manufacturing Enterprises (SMEs): Evidence from Developing Countries. European Journal of Business and Management, v.6, n.2, 2014.

PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. ed. Campus Elsevier, Rio de Janeiro, 1989.

PORTO, P.; MELLO, R. C. Empreendedorismo internacional e Effectuation: O caso do Café Yaguara Ecológico. INTERNEXT- Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, v.10, n.3, p.15-30, set./dez. 2015.

RIBEIRO, F. F.; OLIVEIRA JR., M. M.; BORINI, F. M. Internacionalização acelerada de empresas de base tecnológica: o caso das Born Globals brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v.16, n.6, p.866-888, Nov./dez. 2012.

RIBEIRO, H. C. M. Produção acadêmica do tema internacionalização divulgada nos periódicos nacionais: um estudo bibliométrico. INTERNEXT- Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, v.11, n.1, p.1-20, jan./abr. 2014.

ROCHA, A.; MELLO, R. C.; MACULAN, A. D.; PACHECO, H. F. Ivia: Crescimento e internacionalização. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n.6, p.1158-1170, nov./dez. 2010.

ROSA, F. M.; MELLO, R. C.; FERREIRA, V. A. C. O fenômeno da internacionalização e as empresas scale-up: uma revisão sistemática da literatura. INTERNEXT – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, v.13, n.2, p.71-85, mai./ago. 2018.

ROSA, P. R.; RHODEN, M. I. S. Internacionalização de uma empresa brasileira: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Administração, Ed. 57, v.13, n.3, set./dez. 2007.

RUZZIER, M.; HISRICH, R. D.; ANTONCIC, B. SME internationalization: past, present and future. Journal of Small Business and Enterprise Development (online), v. 13, n. 4, p. 476-497, 2006.

SARMENTO, C. F. B.; CARVALHO, C. A. S.; DIB, L. A. R. Effectuation e a influência das redes sociais em internacionalizacao de startups em aceleradoras. INTERNEXT- Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, v.11, n.1, p.63-76, jan./abr. 2016.

SANTOS, L. B. Origem, consolidação e internacionalização dos grupos Mexichem e Tigre. Investigaciones geográficas - instituto de geografía. Universidad nacional autónoma de México, n.89, p.121-136, 2016.

Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Critérios de classificação do porte da empresa, 2017, Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acessado em: 05 nov. 2019.

SILVA, C.P.; PASCHOALOTTO, M.A.C.; ENDO, G.Y. Liderança Organizacional: Uma Revisão Integrativa Brasileira. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, vol.14, n.1, jan./mar. 2020.

SILVA, R. A.; MORAES, W. F. A. A evolução do modelo de Upssala à luz da abordagem dos sistemas adaptativos complexos. INTERNEXT- Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, v.8, n.3, art.4, p.63-80, 2013.

SILVEIRA, F. F.; ARMELLINI, F.; AQUINO, L. N. D.; GIROLETTI, D. A. A adoção da inovação aberta dentro da estratégia de internacionalização de empresas multinacionais de economias emergentes. GEP- Revista de Gestão e Projetos, v.3, n.3, p.251-276, set./dez. 2012.

SOUZA, Q.; QUANDT, C. Metodologia de Análise de Redes Sociais. In: DUARTE, F.; QUANDT, C.; SOUZA, Q. (Org.). O Tempo das Redes. São Paulo: Perspectiva, p.31-63, 2008.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIANNA, N. W. H.; MELO, P. L. R.; RYNGELBLUM, A. L. Processo decisório na internacionalização de redes de franquias brasileiras. INTERNEXT- Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, v.9, n.1, p.101-118, jan./abr. 2014.

ZAPATA, L. F. B.; BARRIENTOS, S. C. A. Desafios de gestão intercultural nas atividades de internacionalização de micro-empresas de Medellín. ESTUDIOS GERENCIALES, v. 29, p.456-465, out./dez. 2013.

ZEN, A. C. O processo de internacionalização e o impacto nos recursos da firma: o caso da vinícola Casa Valduga. Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 123-148. 2012.

ZONATTO, P. A. F. et al. Chegou a hora? O processo de sucessão de uma pequena empresa familiar. Revista Gestão Organizacional, v. 10 n. 2, p.66-79, 2017.

Publicado

2022-02-01