COMPORTAMENTO DAS AÇÕES DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3 A PARTIR DA PUBLICAÇÃO DO RANKING MERCO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v14i2.5776

Palabras clave:

Teoria da Sinalização, Retornos anormais, Reputação Corporativa

Resumen

Este estudo tem como objetivo verificar o comportamento das ações das empresas brasileiras listadas na B3, a partir da publicação do ranking de reputação corporativa Merco. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa e de caráter descritivo. Como fonte de dados foram utilizados os retornos das ações de 23 empresas brasileiras listadas no Ranking Merco, analisados por meio do estudo de eventos. Os achados levaram a identificação de retornos anormais nulos em 30% das observações, enquanto em 70% (16 ativos) da amostra os retornos se demonstraram anormais na janela da divulgação do Ranking Merco. Para explicar a diferença entre os retornos, menciona-se que quando a informação não é uma novidade ou foi integrada à cultura da companhia, a capacidade de sinalizar e promover retornos anormais é reduzida, desta forma, observa-se retornos anormais nulos e pulverizados. Para explicar o comportamento dos ativos é possível mencionar a relevância da informação e os processos cognitivos de identificação. O fato de algumas empresas estarem listadas em edições anteriores minimizou a relevância da informação e a identificação no mercado de ações, assim, a sinalização não obteve retornos anormais significativos a partir da colocação no Merco. Para tanto, este estudo contribui para compreender que a colocação em um ranking de reputação corporativa pode se apresentar como uma informação não relevante para o mercado, não promovendo processos de identificação com seus agentes. Para ocorrer a sinalização, esses processos devem ser observados.

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Biografía del autor/a

Bruno Eduardo Slongo Garcia, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Atualmente é Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor e pesquisador da área de Gestão na Uniandrade e no IFPR, experiência nas áreas de Administração e contabilidade.

Claudio Marcelo Edwards Barros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor da Universidade Federal do Paraná em regime de dedicação exclusiva. Doutor em Contabilidade (Área de Concentração: Contabilidade Financeira e Finanças). Mestre em Contabilidade (Área de Concentração: Contabilidade Financeira e Finanças). Especialista em Auditoria, Contabilidade e Finanças e Gestão Empresarial. Graduado em Ciências Econômicas. Professor de disciplinas no campo de Mercado de Capitais, Métodos Quantitativos Aplicados e Matemática Financeira. Pesquisador na área de Econometria e Análise multivariada aplicadas a Contabilidade e Finanças. Investidor em renda variável (mercado de ações).

Marcos Wagner da Fonseca, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1993), Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná, atuando no ensino de graduação e pós-graduação. Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR. Tem experiência na área de Finanças, Economia e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema Financeiro, Finanças Corporativas, Análise de Investimento, Governança Corporativa, Impacto das Políticas Públicas, Economia da Estratégia.

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Publicado

2021-03-01