COMPORTAMENTO DAS AÇÕES DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3 A PARTIR DA PUBLICAÇÃO DO RANKING MERCO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i2.5776Palabras clave:
Teoria da Sinalização, Retornos anormais, Reputação CorporativaResumen
Este estudo tem como objetivo verificar o comportamento das ações das empresas brasileiras listadas na B3, a partir da publicação do ranking de reputação corporativa Merco. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa e de caráter descritivo. Como fonte de dados foram utilizados os retornos das ações de 23 empresas brasileiras listadas no Ranking Merco, analisados por meio do estudo de eventos. Os achados levaram a identificação de retornos anormais nulos em 30% das observações, enquanto em 70% (16 ativos) da amostra os retornos se demonstraram anormais na janela da divulgação do Ranking Merco. Para explicar a diferença entre os retornos, menciona-se que quando a informação não é uma novidade ou foi integrada à cultura da companhia, a capacidade de sinalizar e promover retornos anormais é reduzida, desta forma, observa-se retornos anormais nulos e pulverizados. Para explicar o comportamento dos ativos é possível mencionar a relevância da informação e os processos cognitivos de identificação. O fato de algumas empresas estarem listadas em edições anteriores minimizou a relevância da informação e a identificação no mercado de ações, assim, a sinalização não obteve retornos anormais significativos a partir da colocação no Merco. Para tanto, este estudo contribui para compreender que a colocação em um ranking de reputação corporativa pode se apresentar como uma informação não relevante para o mercado, não promovendo processos de identificação com seus agentes. Para ocorrer a sinalização, esses processos devem ser observados.
Descargas
Citas
AGUIAR, A. B., CORRAR, L. J., & BATISTELLA, F. D. Adoção de práticas de governança corporativa e o comportamento das ações na Bovespa: evidências empíricas. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 39, n.4, p. 189-208, 2004.
BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management, v. 17, n.1, p. 99-120, 1991.
BARROS, C. M. E.; LOPES, I. F.; ALMEIDA, L. B. DE. Efeito contágio da operação carne fraca sobre o valor das ações dos principais players do mercado de proteínas do Brasil e do México. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 38, n. 1, p. 105-122, 2019.
BATISTA, T. C., DE OLIVEIRA, J. F., & DA SILVA MACEDO, M. A. Relevância da informação contábil para o mercado brasileiro de capitais: uma análise comparativa entre lucro líquido, lucro abrangente e fluxo de caixa operacional. RACE-Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, n.1, p. 381-408, 2017. DOI: http//:10.18593/race.v16i1.12052
BATISTELLA, F. D., CORRAR, L. J., BERGMANN, D. R., & AGUIAR, A. B. D. (2004). Retornos de ações e governança corporativa: um estudo de eventos. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 4, 2004. Anais [...]São Paulo, USP, 2004.
CALEGARI, I. P., DESOUZA GONÇALVES, R., SERRANO, A. L. M., & RODRIGUES, J. M. Efeitos Da Reputação Corporativa No Custo De Capital Próprio Em Empresas Brasileiras Listadas. Revista Universo Contábil, v. 12, n.1, p. 178 – 198, 2016. DOI: http//: 10.4270/ruc.2016110.
CAMARGOS, M. A. D., & VIDAL BARBOSA, F. Eficiência informacional do mercado de capitais brasileiro pós-Plano Real: um estudo de eventos dos anúncios de fusões e aquisições. Revista de Administração-RAUSP, v. 41, n. 1, p. 43 -58, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2234/223417488004.pdf. Acesso em 10 jan. 2018.
CAMPBELL, J. Y., LO, A. W. C., &MACKINLAY, A. C. (1997). The econometrics of financial markets. New Jersey, Princeton, 1997.
CARDOSO, V. I. C., DE LUCA, M. M. M., LIMA, G. A. S. F. & VASCONCELOS, A. C. Reputação corporativa nas empresas brasileiras: uma questão relevante para o desempenho empresarial? Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 10, n. 21, p. 115-136, 2013. DOI: http://dx.doi.org.br/10.5007/2175-8069.2013v10n21p115.
CARNAÚBA, W. M. Estrutura de capital: teoria da agência, teoria da sinalização e teoria do controle. Dissertação (Mestrado em Administração)FGV, São Paulo, 1993.
DALMÁCIO, F. Z. Mecanismos de governança e acurácia das previsões dos analistas do mercado brasileiro: uma análise sob a perspectiva da teoria da sinalização. Tese (Doutorado em Administração) USP, São Paulo, 2009.
DE LUCA, M. M. M., GÓIS, A. D., COSTA, J. A., & MAIA, A. J. R. Reputação Corporativa e a Criação de Riqueza nas Empresas Listadas na BM&FBovespa. Revista de Ciências da Administração, v. 1, n. 2, p. 51-63, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/36388. Acesso em: 18 de julho de 2018.
DUTRA, R. S., PARENTE, P. H. N., DUTRA, G. B. M., & PARENTE, L. O. D. S. S. Governança corporativa e desempenho empresarial: uma análise sob o enfoque da reputação corporativa das empresas brasileiras. Revista de Auditoria Governança e Contabilidade, v. 6, n. 26, p. 47-63, 2018. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/ragc/article/view/1393. Acesso em 12 de maio de 2019.
FRANCO, C., BACH, T. M., & SILVA, E. D. D. Assimetria de informação e desempenho: Um estudo em empresas de capital aberto no Brasil. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, v. 15, n. 2, p. 24-39, 2016. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642016000200003. Acesso em 22 de setembro de 2019.
GÓIS, A. D., DE LUCA, M. M. M., & SOUSA, N. M. Reputação Corporativa e Oportunidade de Crescimento. Revista Organizações em Contexto-online, v. 13, n. 25, p. 299-322, 2017.
GÓIS, A. D., DE LUCA, M. M. M., DE LIMA, G. A. S. F., & DE VASCONCELOS, A. C. Reputação gera valor para os acionistas? uma análise nas empresas brasileiras. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 16, n. 2, p. 523-546, 2017. DOI: DOI: 10.18593/race.v16i2.13048.
HATCH, M., & SCHULTZ, M. Relations between organizational culture, identity and image. European Journal of marketing, v. 3, n. 5, p. 356-365, 1997. DOI: https://doi.org/10.1108/eb060636.
JANISZEWSKI, V. J., CARRASCOSO, L. A., JÚNIOR, L. A. F., LAGIOIA, U. C. T., & OLIVEIRA, M. F. J. Relação da Teoria da Sinalização com o Desempenho das Empresas a partir dos seus Indicadores de Performance de Divulgação Voluntária. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 9, n. 2, p. 93-108, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v9i2.52264.
KOPORCIC, N., & HALINEN, A. Interactive Network Branding: Creating corporate identity and reputation through interpersonal interaction. IMP Journal, v. 12, n. 2, p. 392-408, 2018. DOI: https://doi.org/10.1108/IMP-05-2017-0026.
LIMA, S. S., RODRIGUES, T. P., DA SILVA, E. M. S., & DE LUCA, M. M. M. Reputação, Cultura E Desempenho Das Empresas Listadas Na BM&FBovespa. Encontros Universitários da UFC, v. 2, n.1, p. 1679, 2017.
LOPES, A. C., DE LUCA, M. M. M., GÓIS, A. D., & DE VASCONCELOS, A. C. Disclosure Socioambiental, Reputação Corporativa e Criação de Valor nas Empresas Listadas na BM&FBovespa. Revista Ambiente Contábil, v. 9, n. 1 , p. 364- 382, 2017.
MACKINLAY, A. C. Event studies in economics and finance. Journal of economic literature, v. 35, n. 1, p. 13-39, 1997.
MELO, F. J., & DA FONSECA, M. W. Política de dividendos no Brasil: uma análise na reação do mercado a anúncios de distribuição de proventos. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 27, p. 137-164, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n27p137.
NETO, J. A. N., & SAITO, R. Pagamentos de dividendos e persistência de retornos anormais das ações: evidência do mercado brasileiro. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 38, n. 2, p. 135 – 143, 2003.
PITTA, C. E. Risco e retorno do investimento imobiliário: um estudo do mercado de imóveis comerciais de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Administração) FGV, São Paulo, 2000.
RAVASI, D., RINDOVA, V., ETTER, M., & CORNELISSEN, J. The formation of organizational reputation. Academy of Management Annals, v. 12, n. 2, p. 574-599, 2018. DOI: https://doi.org/10.5465/annals.2016.0124.
SCHMIDT, P., MARTINS, M. A. D. S., & SANTOS, J. L. D. Impactos da zelotes nas ações das empresas envolvidas. Revista de Administração FACES Journal, v. 17, n. 2, p. 114-113, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2018V17N2ART5378.
SCHOEMAKER, P. J. Strategy, complexity, and economic rent. Management science, v. 36, n. 10, p. 1178-1192, 1990. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.36.10.1178.
THOMAZ, J. C., & PEREIRA ZAMITH BRITO, E. Reputação corporativa: construtos formativos e implicações para a gestão. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 2, p. 229 – 250, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552010000200004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.