MADALENA BURGER: ESTABILIZAR OU CRESCER?

Autores/as

  • Djenifer Pereira dos Santos UNIVALI
  • Flávia Martins de Souza UNIVALI
  • Ana Paula Kieling Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i1.5251

Palabras clave:

Psicanálise, Análise de Discurso, Epistemologia.

Resumen

O presente caso de ensino tem como objetivo oportunizar aos alunos a vivência e discussão de temáticas pertinentes ao contexto empreendedor e mercadológico, a partir da análise da gestão da Madalena Burger, um estabelecimento familiar que vende hambúrgueres em um cenário promissor. A hamburgueria, aberta em fevereiro de 2017 em Tijucas – Santa Catarina pelo casal Bruno Fonseca e Lívia Rocha, inicialmente atende seus clientes pelo sistema de delivery. No entanto, devido ao grande movimento e boa receptividade do público, o casal passou a cogitar a possibilidade de abrir uma unidade física na cidade. O dilema do caso está na abertura ou não do espaço, baseado nas características do negócio, objetivos dos proprietários e situação do mercado. Como instrumento de ensino, o caso foi desenvolvido para uso nos cursos de Graduação em Administração e Pós-Graduação em Empreendedorismo. O debate inclui temas como gestão de pequenos negócios, empreendedorismo e atitude empreendedora, podendo ser aplicado nas disciplinas de Empreendedorismo, Plano de Negócios e Gestão de Micro e Pequenas Empresas.

Biografía del autor/a

Djenifer Pereira dos Santos, UNIVALI

Mestrado em Administração pela UNIVALI.

Flávia Martins de Souza, UNIVALI

Mestranda em Administração na UNIVALI

Ana Paula Kieling, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-Doutoranda em Adminisitração na UDESC.

Doutorado em Administração na UNIVALI.

Mestrado em Administração na UFSC.

Publicado

2020-03-30

Número

Sección

Casos para Ensino