USO CORPORATIVO DE MÍDIA SOCIAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v12i3.5192Palabras clave:
Operação Barriga Verde, Ditadura, JudiciárioResumen
Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre o uso corporativo de mídias sociais e as práticas de responsabilidade social corporativa (RSC), uma vez que o Facebook e o Twitter se caracterizam como meios menos custosos de divulgação de informações, principalmente aquelas não obrigatórias, como as de RSC. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e de abordagem quantitativa, por meio da operacionalização de regressão linear múltipla, modelo Tobit, por erros padrões robustos. A análise consistiu em 360 observações durante os anos de 2013 a 2017. Os principais achados evidenciaram uma relação positiva entre o uso corporativo de mídias sociais e as práticas de RSC, o que foi confirmado pelo teste de sensibilidade. Além disso, as variáveis de controle tamanho, crescimento das vendas, retorno sobre os ativos e alavancagem também se apresentaram significantes, sendo úteis para explicar a RSC. Os resultados deste estudo sugerem que a mídia social e, mais especificamente o Facebook e o Twitter, podem ser considerados meios facilitadores para as empresas divulgarem informações voluntárias, visto que esses canais possibilitam divulgação rápida, abrangente e de menor custo. Portanto, a pesquisa contribui ao expandir a literatura sobre os temas, por meio de testes empíricos, que consideraram medidas agregadas tanto do uso corporativo de mídia social como de RSC.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.