ANÁLISE DE ATRIBUTOS NA PREFERÊNCIA ENTRE CONSUMO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS E SIMILARES OU MEDICAMENTOS DE REFERÊNCIA

Autores/as

  • Marcos Roberto Luppe Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)
  • Caroline Medeiros Rossi Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)
  • Rosane Rivera Torres Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)
  • Helder de Souza Aguiar Fatec - Bragança Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i2.4881

Resumen

O objetivo principal do estudo foi analisar a importância dos atributos marca, qualidade e preço no processo de decisão de compra dos consumidores de medicamentos genéricos, similares e de referência na cidade de São Paulo e nos municípios da região metropolitana. Definiu-se para a coleta de dados o método de pesquisa quantitativo do tipo survey, via plataforma online, com amostragem não probabilística por conveniência. Os resultados indicam que a maioria dos respondentes da pesquisa têm conhecimento da diferença entre esses medicamentos. Quanto as motivações que levam a preferência por esses tipos de medicamentos, preço, qualidade e confiança são os principais motivadores para a compra de medicamentos genéricos e similares, e qualidade, confiança e recomendação médica para os medicamentos de referência. Analisadas as motivações quando os respondentes realizam a compra para outra pessoa (shopper), padrão similar foi observado nas motivações na compra desses medicamentos. Em paralelo, a influência de profissionais da saúde na decisão de compra dos consumidores, quanto à recomendação médica ou à recomendação do balconista da farmácia, também se mostrou expressiva, resultados esses semelhantes aos obtidos em outros estudos relacionados ao tema deste trabalho.

Biografía del autor/a

Marcos Roberto Luppe, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)

Professor Doutor do curso de graduação em Marketing na EACH/USP – Campus Leste

Coordenador do CEPEV- Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo

Caroline Medeiros Rossi, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)

Discente do curso de Marketing na EACH/USP – Campus Leste

Rosane Rivera Torres, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP)

Professor Doutor do curso de graduação em Marketing na EACH/USP – Campus Leste

Helder de Souza Aguiar, Fatec - Bragança Paulista

Professor Doutor na Fatec - Bragança Paulista

Publicado

2020-06-05

Número

Sección

Artigos