PERMANÊNCIA NA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA: UM ESTUDO COM O EFETIVO DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v12i4.4670Resumen
Este artigo tem por objetivo identificar os níveis de percepção de sucesso na carreira, de comprometimento organizacional afetivo, de entrincheiramento organizacional e de intenção de permanecer na carreira segundo a percepção de profissionais pertencentes à Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM-SP). O trabalho leva em conta o contexto profissional dos indivíduos, uma vez que, no Brasil, a carreira de policial é considerada uma profissão de alto risco à vida. O conceito de percepção de sucesso na carreira está relacionado à interpretação do indivíduo sobre a construção de carreira em suas diversas dimensões. Esta interpretação de sucesso na carreira varia de pessoa para pessoa, ou seja, é individual e única. Assumiu-se abordagem quantitativa, por meio de um estudo elaborado com corte transversal, do qual participaram profissionais da GCM-SP, por meio de aplicação de questionário eletrônico. Os dados demonstraram que o profissional da GCM-SP tem baixa percepção de sucesso objetiva, pois 68% dos respondentes desconsideraram itens que representam o fator da dimensão objetiva da percepção de sucesso na carreira. A dimensão objetiva do sucesso na carreira se refere aos resultados relativamente visíveis da carreira, como remuneração e promoção. Conclui-se que o profissional da GCM-SP se identifica com algumas variáveis da dimensão subjetiva da percepção de sucesso na carreira, não permitindo assumir que esta dimensão é um forte influenciador na intenção de permanecer na carreira de policial.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.