RELAÇÃO ENTRE O PODER DO CLIENTE E PRÁTICAS DE CONTABILIDADE GERENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v11i2.4530Palabras clave:
Controle social, Organizações Públicas, Gestão SocialResumen
A teoria da contingência apresenta potencial explicativo sobre os fatores determinantes para adoção de práticas de contabilidade gerencial. Dentre esses fatores, o poder do cliente apresenta resultados empíricos contraditórios sobre sua relação com o nível de sofisticação das práticas de contabilidade gerencial, sinalizando a necessidade de realizar mais pesquisas sobre o tema. Assim, este estudo objetivou identificar a relação entre a percepção do poder do cliente e a adoção de práticas de contabilidade gerencial em uma indústria gráfica. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, por meio de estudo de caso único. Os resultados encontrados permitiram concluir que o alto poder do cliente percebido na empresa estudada incentiva a adoção de práticas de contabilidade gerencial relacionada ao custo e controle financeiro tradicionais e baixa ênfase orçamentária, e estimula, simultaneamente, a adoção de práticas de contabilidade gerencial relativas à avaliação de desempenho avançadas. No entanto, para confirmação dessa relação se acrescenta o poder explicativo de outros fatores contingencias que dizem respeito a estratégia, porte e concorrência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.