DETERMINANTES DAS OSCILAÇÕES NO ENDIVIDAMENTO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v12i2.4459Palabras clave:
Inteligência emocional. Engajamento no trabalho. GestãoResumen
As consequências das dificuldades financeiras podem ser severas para as empresas em momentos de crise, gerando impactos institucionais nos negócios e resiliência no mercado de capitais, o que leva a uma maior demora em superá-la. Por esse motivo, o presente artigo busca analisar os determinantes das oscilações na alavancagem das empresas brasileiras de capital aberto após a crise de 2008, identificando se os seus efeitos foram sentidos de forma diferenciada para grupos classificados de acordo com o nível de endividamento. Para esse fim, foram aplicadas análises de cluster e regressões lineares através de dados em painel não balanceados por GMM-Sys. Como resultado do estudo, foi identificado que, no pós-crise, as empresas ficaram mais receosas em buscar dívidas, também, os bancos começaram a ser mais rigorosos na concessão de crédito, sendo que as empresas maiores e mais arriscadas, com mais oportunidades de crescimento e menor rentabilidade, foram as mais suscetíveis a se endividarem nesse período.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.