O SENTIDO DO TRABALHO DOS GARIS COLETORES DE RESÍDUOS DOMICILIARES
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v10i3.4143Palabras clave:
Políticas Educacionais, Ajuste fiscal, Financiamento da Educação, FundebResumen
Este estudo teve como objetivo, portanto, investigar os sentidos do trabalho no campo profissional dos garis coletores de resíduos domiciliar. A escolha desse tema se deu devido a importância desse serviço e do coletor de resíduos para a sociedade, bem como a percepção deste sobre o sentido de trabalho que executa, nos âmbitos individual, organizacional e social. O referencial teórico abordou o trabalho, sentidos e significados do trabalho e o modelo das dimensões do sentido do trabalho, que foi utilizado para a elaboração do instrumento de pesquisa, com o propósito de atender aos objetivos específicos analisando as dimensões individual, organizacional e social do trabalho na perspectiva do trabalhador gari coletor. Tratou-se, então, de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com uma amostra de 15 trabalhadores do serviço de coleta de resíduo domiciliar da cidade de Fortaleza, escolhidos aleatoriamente. Os resultados apontam que o trabalho possui sentido positivo para esses trabalhadores nas três dimensões de análise, permitindo o crescimento profissional, a valorização, o reconhecimento e a autorrealização do indivíduo. Em contrapartida, constataram-se relações negativas nas unidades de contexto reconhecimento contributivo perante a sociedade e autonomia do trabalhador. De modo geral, os resultados contribuem para se ter uma maior compreensão sobre os sentidos do trabalho dos garis coletores de resíduos domiciliares.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.