Determinantes da Adoção do Comitê de Auditoria em Empresas Brasileiras listadas na BM&FBovespa

Autores/as

  • Alini da Silva Universidade Regional de Blumenau
  • Júlio Cesar Lopes de Souza Universidade Regional de Blumenau
  • Nelson Hein Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v11i2.4046

Palabras clave:

Educação Não Formal. Aprendizagem. Educador Social.

Resumen

O presente estudo teve por objetivo analisar os determinantes da adoção do comitê de auditoria em empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Para tanto a metodologia adotada foi descritiva, documental e quantitativa. A amostra do estudo corresponde a 534 observações de empresas no período de 2010 a 2015. Para a análise dos dados utilizou-se de estatística descritiva, para caracterizar as variáveis e de regressão logística (software SPSS). Os achados evidenciaram que empresas maiores, com melhor retorno das ações e oportunidade de crescimento, possuem a tendência de adotar o comitê de auditoria em sua estrutura organizacional, enquanto que empresas auditadas pelas principais empresas globais de auditoria, as “Big Four”, Deloitte, Ernst & Young, KPMG e PricewaterhouseCoopersPwC, tiveram associação maior com a ausência do comitê de auditoria. Estes resultados revelam a tendência de empresas que possuem complexidade em sua estrutura, que são bem negociadas no mercado e que se encontram em expansão no mercado, terem controles formalizados por meio do comitê de auditoria para continuarem no mercado de maneira eficiente.

Biografía del autor/a

Alini da Silva, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração

Júlio Cesar Lopes de Souza, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau

Professor no Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis

Publicado

2018-10-04

Número

Sección

Artigos