SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE PESSOAS: PRÁTICAS E CONTRIBUIÇÕES ÀS ORGANIZAÇÕES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v9i2.3285

Resumen

O presente artigo visa identificar contribuições às organizações, advindas de práticas de responsabilidade social no contexto de gestão de pessoas, conforme literatura recente publicada entre os anos de 2010 e 2013. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, efetuado através de revisão bibliográfica dos temas gestão de pessoas, sustentabilidade e responsabilidade social e pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos internacionais classificados nos estratos A1 a B2 do Qualis CAPES, relacionados aos temas gestão de pessoas e sustentabilidade. Verificou-se que práticas de responsabilidade social voltada aos empregados, stakeholders internos, estão positivamente relacionadas à imagem organizacional, à atração e retenção de talentos, à integração do público interno, ao desempenho financeiro, ao capital social e à satisfação dos empregados, podendo gerar vantagens competitivas às organizações. Demonstrou-se, a partir da pesquisa, a pertinência do desenvolvimento de novos estudos sobre a sustentabilidade na gestão de pessoas, que por ser tema emergente demanda esforços para sua consolidação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karen Pereira Alvares, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007) e especialização em Gestão de TI e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Administração e Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: licitação e sustentabilidade.

Irineu Manoel de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui a seguinte formação: a) Doutorado em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com concentração em Administração Universitária; b) Mestrado em Administração, também pela Universidade Federal de Santa Catarina, com concentração em Administração Institucional e Administração Universitária; c) Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É líder do Grupo de Pesquisa Gestão Social e Administração Pública.

Publicado

2016-08-31

Número

Sección

Artigos