Geração de valor na cadeia de suprimentos: um teste empírico das funções diretas e indiretas no fomento de relacionamentos business to business
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v7i3.3004Palabras clave:
Profissional de Secretariado, Gestão documental, Arquivo Digital.Resumen
Este artigo busca compreender como as funções que determinam a geração de valor interagem como variáveis relacionais e atuam no fortalecimento dos elos entre fornecedores e compradores, sob uma perspectiva business to business, na cadeia de suprimentos. O objetivo foi verificar a influência das funções diretas e indiretas de valor sobre a satisfação, a confiança e o comprometimento e seu impacto na intenção de manutenção de relacionamentos e de comunicação positiva entre uma rede varejista e seus fornecedores. A metodologia compreende a concepção de um modelo de marketing de relacionamento voltado ao comércio varejista supermercadista que contempla construtos relacionais típicos e as funções diretas e indiretas de geração de valor. A coleta de dados foi realizada através de um questionário on-line aplicado aos fornecedores ativos do supermercado estudado, resultando em 109 respostas. Os resultados suportam 12 hipóteses do total de 21 propostas de acordo com a revisão da literatura. Os achados demonstram que a qualidade do processo, o comportamento unilateral e as funções de valor direto do relacionamento são o ponto de partida para a construção de relacionamentos duradouros com os fornecedores, sendo a confiança e o comprometimento os mediadores-chave para fomentar relacionamentos e promover uma imagem positiva para a rede de supermercados.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.